Apresentação
O Programa de Clubes de Leitura na Companhia das Letras começou em agosto de 2010. Ele teve inspiração inicial nas experiências norte-americana e inglesa, com as quais tivemos contato mais estreito a partir da parceria firmada entre a Editora Schwarcz e a Penguin nesse mesmo ano.

Os clubes de leitura estão afinados com os ideais de democratização de conhecimento, uma vez que os debates coletivos nos encontros permitem que os leitores troquem ideias, interpretações e informações entre si. Este espaço de socialização dos sentidos da leitura e da interação com as interpretações do outro tem trazido crianças, jovens e adultos para a fruição de uma experiência estética transformadora. Tanto a leitura mensal como o encontro com outros leitores estimulam à ressignificação de ações cotidianas e possibilitam a conquista progressiva de protagonismo e autonomia dos participantes, estruturas fundamentais para a formação cidadã.

Portanto, o clube de leitura passa a ter a função de se firmar como um espaço de encontro, reflexão, pertencimento e consolidação dos grupos na sustentação e incentivo para que cada leitor possa traçar e construir o seu próprio percurso nos diversos mundos da leitura, seja ela literária ou técnica, obrigatória ou voluntária.

O Programa de Clubes de Leitura é uma ação do Núcleo de Incentivo à Leitura do Departamento de Educação da Companhia das Letras. Atualmente são 88 clubes de leitura, que se reúnem uma vez por mês, em 25 cidades brasileiras, com uma média de 15 pessoas em cada um deles.
Campinas
Jundiaí
Macaé
Ribeirão Preto
Rio de Janeiro
São Paulo
Faça seu cadastro na Companhia das Letras e personalize sua experiência