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MITOS, EMBLEMAS, SINAIS

Carlo Ginzburg
Tradução: Federico Carotti

Apresentação

Freud, Sherlock Holmes, o crítico de arte Morelli: partindo desses nomes, Carlo Ginzburg constrói o paradigma de um "saber indiciário", método de conhecimento cuja força está na observação do pormenor revelador, mais que na dedução.

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Ficha Técnica

Título original: Miti, emblemi,spie: morfologia e storia Páginas: 288 Formato: 14.00 X 21.00 cm Peso: 0.346 kg Acabamento: Livro brochura Lançamento: 27/04/1989
ISBN: 978-85-7164-038-2 Selo: Companhia das Letras Ilustração:

SOBRE O LIVRO

Freud, Sherlock Holmes, o crítico de arte Morelli: partindo desses nomes, Carlo Ginzburg constrói o paradigma de um "saber indiciário", método de conhecimento cuja força está na observação do pormenor revelador, mais que na dedução.

Freud, Sherlock Holmes, o crítico de arte Morelli: partindo desses nomes, Carlo Ginzburg constrói o paradigma de um "saber indiciário", um método de conhecimento cuja força está na observação do pormenor revelador, mais do que na dedução. Nessa coletânea, Ginzburg aplica o método a temas aparentemente díspares: a história da cultura popular, a teoria e a história da arte, a psicanálise, a influência da ideologia nazista em alguns dos mestres da historiografia moderna. São sete ensaios iluminadores, fruto de uma investigação "detetivesca" que, trazendo à luz detalhes negligenciados, revela perspectivas surpreendentes e faz jus à epígrafe de um dos textos: "Deus está no particular".

Sobre o autor