Títulos / Companhia das Letras / UMA SOLIDÃO RUIDOSA
Companhia das Letras
UMA SOLIDÃO RUIDOSA
Bohumil Hrabal

Tradução: Bruno Gomide


#UMASOLIDAORUIDOSA
Publicado pela primeira vez em 1976, este breve e originalíssimo romance é narrado por Hant'a, que passou toda a vida compactando papéis - e salvando preciosidades literárias da destruição certeira.
Apresentação
Uma solidão ruidosa foi publicado pelo tcheco Bohumil Hrabal em plena vigência da repressiva União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, da qual fazia parte a antiga Tchecoslováquia. A história, vazada em uma espécie de prosa onírica, põe em cena um estranho personagem-narrador, chamado Hant'a, um homem de mente simples, mas que se põe a meditar com muito lirismo, melancolia e humor sobre os 35 anos que passou operando uma prensa hidráulica instalada em um sombrio porão no centro de Praga.
Em meio a doses maciças de cerveja, Hant'a tem que compactar todo tipo de papel descartado, inclusive livros clássicos proscritos pelos poderes constituídos. Acontece que alguns desses livros são salvos da destruição e devorados pela mente perturbada de Hant'a, que, a certa altura, já não sabe mais dizer que ideias são suas e quais foram importadas dos livros que ele deveria destruir.
Quando chega a hora de Hant'a ser substituído por trabalhadores mais jovens que irão operar uma máquina muito mais poderosa e produtiva, o velho operário se vê às voltas com um pesadelo recorrente envolvendo uma prensa gigantesca que irá destruir toda a cidade de Praga, com suas tradições e sua cultura milenar, e a ele mesmo.

"Hrabal é um romancista sofisticado, de um humor turbulento e um detalhismo sutil e delicado." - Julian Barnes


Ficha Técnica
Título original: PRILIS HLUCNÁ SAMOTA (TOO LOUD A SOLITUDE)
Tradução: Bruno Gomide
Capa: Marcos Kotlhar
Páginas: 112
Formato: 14.00 x 21.00 cm
Peso: 0.171 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 30/04/2010
ISBN: 9788535916355
Selo: Companhia das Letras
Autor
Faça seu cadastro no Grupo Companhia das Letras e personalize sua experiência


Grupo Companhia das Letras

Editora Schwarcz S.A.
Rua Bandeira Paulista, 702, cj. 32
04532-002 - São Paulo - SP
Telefone.: 11 3707-3500
Fax: 11 3707-3501
Todos os direitos reservados 2017