Títulos / Companhia das Letras / O FIEL E A PEDRA
Companhia das Letras
O FIEL E A PEDRA
Osman Lins


#OFIELEAPEDRA
Um fiel de balança obstinado em manter-se íntegro enfrenta uma pedra de moinho, que reduz a pó as determinações alheias. Na saga de Osman Lins, um homem armado apenas do próprio caráter e do amor da esposa encara um inimigo a quem a retidão só faz irritar.
Apresentação
O fiel e a pedra recorre ao simbolismo do confronto entre o fiel da balança e a pedra de moinho para apresentar a luta de um homem essencialmente ético contra um inimigo poderoso, num mundo pouco afeito à retidão de caráter.
No Nordeste dos anos 30, Bernardo, no limiar dos quarenta anos, perdeu um filho e deixou o emprego público para não compactuar com desonestidades. Sem alternativa e quase sem nenhum dinheiro, aceita a oferta de um amigo e vai, com a mulher, administrar a venda de uma propriedade distante.
O amigo, entretanto, ao descobrir que a mulher era adúltera, passa para o nome do irmão, Nestor, algumas propriedades, a fim de salvá-las da partilha de bens do divórcio, e acaba tendo uma morte suspeita.
O confronto entre Bernardo e o novo patrão é sinuoso: Bernardo só tem a certeza de nunca ter traído as próprias convicções. Nestor, mais que destruir o adversário, quer cooptá-lo. Essa luta desigual é narrada numa estrutura de capítulos curtos que produzem, no conjunto, um relato mítico do confronto arquetípico entre o bem e o mal.
Ficha Técnica
Título original: O FIEL E A PEDRA
Capa: João Baptista da Costa Aguiar
Páginas: 384
Formato: 14.00 x 21.00 cm
Peso: 0.484 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 24/04/2007
ISBN: 9788535910162
Selo: Companhia das Letras
Autor
Faça seu cadastro no Grupo Companhia das Letras e personalize sua experiência


Grupo Companhia das Letras

Editora Schwarcz S.A.
Rua Bandeira Paulista, 702, cj. 32
04532-002 - São Paulo - SP
Telefone.: 11 3707-3500
Fax: 11 3707-3501
Todos os direitos reservados 2017