Títulos / Companhia das Letras / O ÚLTIMO MINUTO
#OULTIMOMINUTO
Em romance denso e cheio de lirismo, Marcelo Backes conta a história de um ex-treinador de futebol que, dentro da prisão, relata sua história de vida a um missionário.
Apresentação
“O missioneiro era antes de tudo um grosso.” É assim que João, o Vermelho, gaúcho descendente de russos, define sua origem e tenta explicar quem é. Preso por um crime que só é revelado ao final de O último minuto, João, em sua solitária cela de prisão, decide relatar a história de sua vida a um missionário.
Ao tentar dar conta de sua própria biografia, João, nascido Yannick, alternará passado e presente e se perderá em inúmeras digressões, fugindo do assunto central e embarcando em longos discursos sobre o futebol para não encarar a realidade de seu crime. Ex-treinador, João trata o esporte com extrema seriedade, considerando-o “o verdadeiro teatro da existência”, e a maneira como lida com o futebol de certa forma espelha sua visão de mundo.
Através do monólogo virulento de um homem desesperado, Marcelo Backes conduz o leitor pelo interior do Rio Grande do Sul, com suas famílias patriarcais que valorizam a honra e o trabalho duro, passando pela Suíça hipercivilizada e pelo Rio de Janeiro dos dias de hoje.
O último minuto, mais do que uma longa meditação sobre amor e perda, memória e velhice, oferece um retrato impactante de uma geração que luta para se adaptar aos tempos de um país que muda rapidamente.


Ficha Técnica
Título original: O ÚLTIMO MINUTO
Capa: Elisa von Randow
Páginas: 224
Formato: 14.00 x 20.80 cm
Peso: 0.280 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 10/05/2013
ISBN: 9788535922653
Selo: Companhia das Letras
Autor
Faça seu cadastro na Companhia das Letras e personalize sua experiência


Grupo Companhia das Letras

Editora Schwarcz S.A.
Rua Bandeira Paulista, 702, cj. 32
04532-002 - São Paulo - SP
Telefone.: 11 3707-3500
Fax: 11 3707-3501
Todos os direitos reservados 2017