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SABERES E ODORES

Alain Corbin
Tradução: Lígia Watanabe

Apresentação

A partir do século XVIII, os maus odores, antes tolerados, tornam-se insuportáveis, passando a ser alvo de uma verdadeira cruzada em nome da higiene. Com erudição e perspicácia, Corbin mostra como esse processo de purificação coincide com a ascensão da ordem burguesa.

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Ficha Técnica

Título original: Le miasme et la jonquille Páginas: 368 Formato: 14.00 X 21.00 cm Peso: 0.419 kg Acabamento: Livro brochura Lançamento: 19/08/1987
ISBN: 978-85-8509-543-7 Selo: Companhia das Letras Ilustração:

SOBRE O LIVRO

A partir do século XVIII, os maus odores, antes tolerados, tornam-se insuportáveis, passando a ser alvo de uma verdadeira cruzada em nome da higiene. Com erudição e perspicácia, Corbin mostra como esse processo de purificação coincide com a ascensão da ordem burguesa.

Saberes e Odores é um livro fascinante sobre aquele que, durante muito tempo, foi considerado, juntamente com o tato, o primo pobre de nossos outros sentidos: o olfato. A partir da segunda metade do século XVIII, porém, como nos mostra Corbin, opera-se uma verdadeira revolução olfativa. Os diversos cheiros são analisados e classificados. Os maus odores, antes tolerados, tornam-se insuportáveis. Passam a ser vistos como propagadores de doenças, arautos da morte e da putrefação. Uma espécie de mania de desodorização toma conta não só dos guardiães da saúde pública, como da população em geral, tendo como resultado o "silêncio olfativo" que hoje nos cerca. Alain Corbin mostra, com uma erudição que cativa e impressiona, como esse processo de purificação - em que se declara guerra não apenas às cloacas, às ruas insalubres, mas também às classes menos favorecidas - coincide, e não por acaso, com a ascensão da ordem burguesa e de seus valores. Um mérito bem maior do que o de saber se ele teria ou não influenciado o célebre romance do alemão Patrick Süskind, O Perfume, hipótese sugerida pelo jornal mexicano La Jornada."Na partida, uma história de odores, uma arqueologia dos narizes burgueses, e, na chegada, descobre-se uma pintura impressionantemente precisa da sociedade francesa do século XIX. Sob o manto dos eflúvios representam-se as diversas cenas de um ato social decisivo: o surgimento do mundo burguês."Dominique-Antoine Grisoni, Le Matin

Sobre o autor