Livro acessível
0
Carrinho
Títulos / Companhia das Letras / CIDADE PARTIDA
Companhia das Letras
CIDADE PARTIDA
Livro vencedor do prêmio Jabuti 1995 / Categoria: Reportagem
#CIDADEPARTIDA
Um retrato da violência no Rio de Janeiro. Durante dez meses, o autor freqüentou a favela de Vigário Geral. Ao mesmo tempo, acompanhava a mobilização da sociedade civil contra a violência. Neste livro, ele faz o relato de uma guerra cheia de lances surpreendentes.
Apresentação
A "cidade partida" do título deste livro é o Rio de Janeiro, cenário de uma verdadeira guerra: a da sociedade contra os bandidos.
Durante dez meses, Zuenir Ventura, autor de 1968: o ano que não terminou, freqüentou a favela de Vigário Geral (tristemente famosa pela chacina de 21 pessoas em agosto de 1993), convivendo com o outro lado da cidade, onde a vida não vale nada e a violência é a linguagem do cotidiano. Ao mesmo tempo, acompanhava ativamente a mobilização da sociedade civil contra a violência, que resultou no movimento Viva Rio. Este livro é o impressionante relato, muitas vezes emocionado, deste correspondente de uma guerra de lances surpreendentes e heróis inusitados, cuja solução não consiste meramente em destruir um suposto inimigo, mas em incorporar a massa de excluídos à sociedade.

Prêmio Jabuti 1995 de Melhor Reportagem
Ficha Técnica
Título original: CIDADE PARTIDA
Capa: Hélio de Almeida
Páginas: 280
Formato: 14.00 X 21.00 cm
Peso: 0.334 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 26/08/1994
ISBN: 9788571644038
Selo: Companhia das Letras
Prêmios
Livro vencedor do prêmio Jabuti 1995 / Categoria:
Autor

Assine a newsletter da Companhia