Livro acessível
0
Carrinho
Catálogo / Companhia das Letras / A RAINHA DOS CÁRCERES DA GRÉCIA
#ARAINHADOSCARCERESDAGRECIA
Reedição do último livro de ficção escrito por Osman Lins. O narrador-personagem descreve um romance dentro do romance na forma de um diário, em um grande exercício de experimentação da escrita.
Apresentação
Osman Lins segue a trilha de inovações formais de Nove, novena (1966) e Avalovara (1973) nesta que foi a última obra de ficção do autor. Nele, "um obscuro professor secundário" de biologia tenta, dia após dia, interpretar o único romance escrito por sua falecida amante, Julia Marquezim Enone, chamado A Rainha dos Cárceres da Grécia. Durante a leitura, a voz do professor se mistura com a de sua musa, e ambas se dissolvem na trajetória da personagem-narradora criada por Julia, a delirante Maria de França, que empreende uma jornada kafkiana pelos labirintos do INPS em busca da aprovação de sua aposentadoria por invalidez.
Ao desvendar as desventuras e delírios de Maria de França, o professor contamina a narrativa com suas lembranças. A leitura do livro dentro do livro torna-se uma forma de o professor entender as suas angústias e as de sua amada. Através da memória, as histórias e seus relatos transcendem o tempo, num grande exercício de experimentação da escrita.
Ficha Técnica
Título original: A rainha dos cárceres da Grécia
Páginas: 232
Formato: 14.00 X 21.00 cm
Peso: 0.28 kg
Acabamento: Livro brochura
Lançamento: 20/09/2005
ISBN: 9788535906820
Selo: Companhia das Letras
Autor
Comentários

Deixe seu comentário

Você deve estar logado para comentar
Faça seu login

Assine a newsletter da Companhia