Livro acessível
0
Carrinho
Títulos / Companhia das Letras / COM UMA PERNA SÓ
Clique para ampliar
#COMUMAPERNASO
Oliver Sacks é submetido a uma cirurgia na perna esquerda depois de um tombo nas montanhas da Noruega e passa a sofrer de um raro distúrbio neurológico: sua mente não reconhece mais a existência da perna. O neurologista elabora então um testemunho vivo dessa experiência, transformadora do ponto de vista pessoal e profissional.
Apresentação
Durante uma escalada solitária na Noruega, em 1974, o jovem neurologista Oliver Sacks depara-se com um enorme touro branco. Em pânico, dá meia volta, dispara pelo caminho inverso e um tombo faz com que sua perna esquerda fique seriamente avariada. Depois de uma cirurgia, a sensação é de que a perna se tornara "inexistente".
O médico se transforma em paciente e é obrigado a aprender lições de passividade num leito de hospital. Sem poder andar, apartado da vida normal e isolado pela insensibilidade de colegas médicos, Sacks inicia um processo de autodiagnóstico.
Decide então elaborar um relato provocativo sobre os padrões de atendimento do sistema de saúde, mas também um testemunho vivo e fluente sobre os mecanismos neuro-sensoriais responsáveis pela formação da "imagem corporal" - graças à qual sentimos que os membros fazem parte do corpo, formando um todo integrado.
Para o leitor é a oportunidade de conviver com a intimidade de um homem de cultura, inteligência e sensibilidade únicas durante um dos momentos mais críticos - e férteis - de sua vida pessoal e profissional.
Ficha Técnica
Título original: A LEG TO STAND ON
Tradução: Laura Teixeira Motta
Capa: Hélio de Almeida
Páginas: 216
Formato: 14.00 X 21.00 cm
Peso: 0.287 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 08/01/2003
ISBN: 9788535903164
Selo: Companhia das Letras
Autor

Assine a newsletter da Companhia