Livro acessível
0
Carrinho
Títulos / Companhia das Letras / FORA DO LUGAR
Clique para ampliar
Companhia das Letras
FORA DO LUGAR
Memórias
#FORADOLUGAR
O ensaísta e crítico literário palestino Edward Said - que morreu em setembro de 2003 - revê a própria trajetória intelectual e biográfica. Said narra o doloroso processo de construção de sua identidade, dividia entre Oriente e Ocidente, tendo como pano de fundo os eventos traumáticos que convulsionaram o Oriente Médio na segunda metade do século XX.
Apresentação
O intelectual palestino Edward W. Said é conhecido por livros como Orientalismo e Cultura e imperialismo, em que analisa com originalidade e brilhantismo questões geopolíticas e culturais da atualidade. Nesses ensaios, Said reflete sobre a maneira como o imaginário ocidental vê (e age sobre) o Oriente.
Em Fora do lugar, escrito durante a tentativa do autor de vencer o câncer - que o levaria à morte em 2003 -, o autor muda o foco de atenção para sua própria trajetória pessoal, que se confunde em grande parte com a do povo palestino.
Nascido em 1935 em Jerusalém - de onde partiu com a família quando da criação do Estado de Israel -, Said viveu no Egito, no Líbano e nos Estados Unidos, sentindo-se sempre "fora do lugar".
À condição apátrida comum a todos os palestinos acrescentou-se, em seu caso, uma condição familiar peculiar. Seu pai, que lutou na Primeira Guerra no exército dos Estados Unidos, era cidadão norte-americano nascido em Jerusalém. Por conta disso, Said sempre estudou em escolas inglesas e norte-americanas, tendo sido alfabetizado em árabe e em inglês.
Nesse relato autobiográfico, Edward W. Said narra o doloroso processo de construção de sua identidade, tendo como pano de fundo os eventos traumáticos que convulsionaram o Oriente Médio na segunda metade do século XX: a queda da Palestina, a ditadura Nasser, os conflitos árabe-israelenses, a Guerra Civil do Líbano.
Em Fora do lugar, a memória se confunde com a história do povo palestino: biografia pessoal e história coletiva se entrelaçam num relato de valor documental, ensaístico e literário.
Ficha Técnica
Título original: OUT OF PLACE
Tradução: José Geraldo Couto
Capa: Ettore Bottini
Páginas: 448
Formato: 14.00 X 21.00 cm
Peso: 0.562 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 23/01/2004
ISBN: 9788535904550
Selo: Companhia das Letras
Autor

Assine a newsletter da Companhia