Livro acessível
0
Carrinho
Catálogo / Companhia das Letras / O AMIGO DE INFÂNCIA
#OAMIGODEINFANCIA
Numa cidadezinha do Mississippi, a menina Harriet investiga o assassinato de seu irmão Robin, ocorrido doze anos antes. Um painel da sociedade decadente do Sul dos Estados Unidos, feito a partir da ótica infantil de uma protagonista que descobre aos poucos, e de maneira terrível, uma vida adulta em que se misturam ódios antigos, violência e tráfico de drogas.
Apresentação
Dez anos depois de sua estréia literária, com A história secreta (Companhia das Letras, 1995), livro traduzido para 24 idiomas, Donna Tartt volta com O amigo de infância, romance sobre a trajetória de sofrimento e saudade que toma conta de uma família americana, numa narrativa conduzida pelos olhos pré-adolescentes de Harriet Cleve Dufresnes.
Criada numa família de mulheres, em Alexandria, Mississippi, Harriet é uma criança franca e cheia de vida, mas impulsiva e autoritária, imersa num mundo de pessoas dissimuladas. A mãe vive atordoada por calmantes. A irmã mais velha, a apática Allison, só sai do marasmo com sua turma adolescente. A avó, impositiva, cuida dos negócios familiares enquanto as tias dedicam-se aos afazeres domésticos e lembranças nostálgicas. O pai trabalha em Nashville, onde tem outra mulher, e só aparece para causar tumulto. Graças a Ida Rhew, a empregada negra, a família mantém certa lucidez e boa convivência.
Harriet teve o irmão mais velho, Robin, assassinado misteriosamente quando ela ainda era um bebê. Doze anos depois do crime, ela decide investigar a morte e alia-se ao amigo Hely na tentativa de solucionar o crime - sem porém desconfiar do perigo que os espera. Quando localizam um suspeito - Danny Ratliff -, as crianças entram em contato com os negócios escusos de uma família branca, formada por racistas e criminosos que aterrorizam a região.
A tentativa de solucionar o assassinato termina por se revelar um modo de Harriet escapar ao ambiente familiar sufocante, e o contato da menina com a família Ratliff torna-se uma espécie de passaporte para o mundo adulto, distante das idealizações das tias velhas e dos devaneios entorpecidos da mãe. O humor sombrio de O amigo de infância alia-se ao suspense envolvente numa história de alta voltagem narrativa e rara qualidade literária.

- "O amigo de infância parece destinado a se tornar um clássico. Conquista o leitor como um conto de fadas, mas não o consola com a ilusão do faz de conta." - The New York Times Book Review

- "Atmosfera sensual... Construção psicológica precisa... Um romance que leva o leitor a um lugar que vale pena ir." - The New Yorker

- "Harriet [é] um dos personagens mais envolventes que se pode encontrar. O estilo de Tartt é exuberante, fluente e visual." - The Times
Ficha Técnica
Título original: The little friend
Tradução: Celso Nogueira
Páginas: 592
Formato: 16.00 X 23.00 cm
Peso: 0.896 kg
Acabamento: Livro brochura
Lançamento: 13/02/2004
ISBN: 9788535904581
Selo: Companhia das Letras
Autor
Comentários

Deixe seu comentário

Você deve estar logado para comentar
Faça seu login

Assine a newsletter da Companhia