Livro acessível
0
Carrinho
Títulos / Quadrinhos na Cia / SUNDIATA, O LEÃO DO MALI
Clique para ampliar
Quadrinhos na Cia
SUNDIATA, O LEÃO DO MALI
Uma lenda africana
#SUNDIATA,OLEAODOMALI
Adaptação de uma história tradicional africana feita por um dos pioneiros da arte dos quadrinhos. Will Eisner, o criador do Spirit e autor de clássicos dos comics como New York e Last Day in Vietnam, reconta a lenda que descreve a luta do príncipe Sundiata e do povo de Mali contra a opressão do poderoso Sumanguru, o rei de Sasso.
Apresentação
Will Eisner é um dos mais importantes nomes dos comics em todo o mundo. Conhecido por ter criado o super-herói Spirit, ele também é autor de histórias ambientadas em Nova York, cidade onde nasceu, que tematizam a solidão e a penúria da vida numa metrópole.
O cartunista adaptou uma série de obras literárias para a linguagem dos quadrinhos: o Dom Quixote, de Cervantes, em O último cavaleiro andante, o Moby Dick, de Hermann Melville, em A baleia branca, e A princesa e o sapo, dos irmãos Grimm, todos publicados pela Companhia das Letras.
Sundiata é uma tradicional história do oeste da África, transmitida oralmente por gerações e gerações desde o século XIII. Existem cerca de trinta versões para essa lenda, que descreve a luta do príncipe Sundiata e do povo de Mali contra a opressão do poderoso Sumanguru, o rei de Sasso.
Nos quadrinhos ao mesmo tempo realistas e expressionistas de Eisner, coloridos em ocre e cinza, a lenda é narrada pela Pedra Cinzenta do Mal, que conta a história da formação de Mali às margens do rio Niger e sua conquista por Sumanguru, temido por seus poderes mágicos.
Depois de vencer o povo malinke, o vilão Sumanguru poupa um dos descendentes da linhagem real: Sundiata, um menino que, por ser coxo, não havia participado da batalha. Curado por um xamã, Sundiata logo transforma-se num homem e aprende os segredos da floresta, tornando-se sábio e respeitado.
Os dois oponentes, Sundiata e Sumanguru, se enfrentam numa batalha final, representada com dramaticidade pelos traços fortes de Eisner. A história da fundação de Mali, recontada pelo cartunista, é também uma fábula sobre a vitória da sabedoria e da sinceridade sobre o poder destrutivo da ganância.
Ficha Técnica
Título original: SUNDIATA
Tradução: Antonio de Macedo Soares
Páginas: 32
Formato: 21.50 X 28.00 cm
Peso: 0.159 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 14/04/2004
ISBN: 9788535904888
Selo: Quadrinhos na Cia
Autor

Assine a newsletter da Companhia