Livro acessível
0
Carrinho
Títulos / Companhia das Letras / FREUD, PENSADOR DA CULTURA
Clique para ampliar
Companhia das Letras
FREUD, PENSADOR DA CULTURA
#FREUD,PENSADORDACULTURA
Clássico da literatura psicanalítica, Freud, pensador da cultura, ganha nova edição, revista pelo autor, vinte anos depois de seu lançamento. Obra fundamental em que Renato Mezan perscruta as origens do pensamento de Freud e sua relação com a cultura.
Apresentação
Publicado originalmente em 1985, quando a produção editorial nacional na área de psicanálise era muito pequena, o livro se reafirma como um clássico. A relação entre Freud e a cultura é abordada sob múltiplos pontos de vista. Primeiramente, é retratado o contexto cultural em que Freud nasceu e viveu; em seguida, o autor revisita as reflexões de Freud sobre a cultura: o mito fundador de Totem e tabu, a origem da moralidade, a psicologia das massas, a religião e o mal-estar do homem em seu meio social. O recurso à cultura é, para Mezan, uma das referências essenciais da invenção de Freud, ao lado de sua auto-análise e da análise de seus pacientes.
Por que Viena foi a pátria ideal para a psicanálise? Como o amor pela ciência, a pobreza e o judaísmo se combinaram para que Freud se tornasse o gênio que foi? Como se dá a "socialização da psique"? O que mantém uma comunidade unida, e por que a sociedade civilizada está constantemente à beira da desintegração? Qual é o sentido do "pai morto" na teoria e na relação de Freud-pai com o movimento psicanalítico? Tudo isso é discutido em Freud, pensador da cultura: um mergulho fascinante no pensamento freudiano.

Disponível para impressão sob demanda
Ficha Técnica
Título original: FREUD, PENSADOR DA CULTURA
Capa: Angelo Venosa
Páginas: 760
Formato: 16.00 X 23.00 cm
Peso: 0.984 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 19/05/2006
ISBN: 9788535908220
Selo: Companhia das Letras
Autor

Assine a newsletter da Companhia