Livro acessível
0
Carrinho
Títulos / Companhia das Letras / SINISTROS COM FOGO
Clique para ampliar
Companhia das Letras
SINISTROS COM FOGO
Contos
#SINISTROSCOMFOGO
Comparado pela imprensa a grandes nomes como Saul Bellow e Raymond Carver, o norte-americano David Means chega à maturidade com a prosa cortante e desencantada de Sinistros com fogo, enorme sucesso de crítica e público nos Estados Unidos.
Apresentação
Os contos de David Means situam-se na fronteira entre a narrativa seca e a hipótese angustiada, entre a repetição do cotidiano e os pequenos gestos que põem tudo a perder. No relato que dá título a este volume, o narrador observa que as casas são construídas de fora para dentro, ao passo que os incêndios as consomem de dentro para fora, insidiosamente, até romper numa tocha magnífica. Da mesma maneira procedem os narradores de Sinistros com fogo, valendo-se de qualquer pretexto que se ofereça - uma visão, um ato distraído ou intempestivo - a fim de expor o avesso da vida de seus protagonistas.
Para isso, não é preciso estilo incendiário ou gosto pela miséria alheia. Means é capaz de abordar temas e personagens que beiram as manchetes de jornal - a lista inclui desmoronamentos, ex-combatentes do Vietnã, piromaníacos, atropelamentos de carro ou de trem - de um modo que os torna mais complexos e humanos. E o faz à revelia, por assim dizer, das supostas banalidades que parecem rondar estes Sinistros com fogo. Exercendo esse dom difícil, Means acompanha os personagens em seus momentos mais dilacerantes, e na mesma medida se afirma como renovador do conto contemporâneo.

"Contos de uma beleza quase impossível de explicar." - The New Yorker
Ficha Técnica
Título original: ASSORTED FIRE EVENTS
Tradução: José Rubens Siqueira
Capa: Rita da Costa Aguiar
Páginas: 160
Formato: 14.00 X 21.00 cm
Peso: 0.243 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 12/05/2006
ISBN: 9788535908329
Selo: Companhia das Letras
Autor

Assine a newsletter da Companhia