Títulos / Companhia das Letras / REFUGO DE GUERRA
Companhia das Letras
REFUGO DE GUERRA
Ha Jin

Tradução: Luiz A. de Araújo


#REFUGODEGUERRA
Refugo de guerra narra a saga do soldado chinês Yu Yuan, que após ser capturado durante a Guerra da Coréia viveu o horror dos campos de prisioneiros e o endurecimento do regime comunista.
Apresentação
Quando os comunistas tomaram o poder na China, Yu Yuan freqüentava a mais prestigiada academia militar do país. Já formado oficial, ele é designado a um posto próximo da mãe e da noiva, mas a alegria dura pouco, pois o grupo logo é enviado para a Guerra da Coréia. Sua unidade - perdida entre as dificuldades de comunicação com o comando central, a falta de experiência dos comandantes de campo, a estratégia equivocada e as armas russas cujos manuais ninguém consegue ler - é dizimada. Ferido, ele é capturado pelos americanos e vai para um dos campos de prisioneiros.
Na revolução comunista os nacionalistas podem ter sido derrotados, mas no campo de prisioneiros eles estão no comando. As "pressões" sobre os que querem voltar para a China comunista, em lugar de emigrar para Taiwan, vão desde tatuagens anticomunistas, como a que é feita à força em Yuan, até assassinatos brutais. Quando consegue ser transferido para um campo comandado pelos comunistas, o passado pouco revolucionário e o conhecimento de inglês, ao mesmo tempo em que o fazem essencial aos mais graduados, o tornam suspeito. Finalmente, quando consegue retornar a China, Yuan descobre que o país não tinha mais nada do que o fizera sonhar tanto com a volta. Refugo de guerra é um testemunho lúcido e corajoso de quem enfrentou forças muito maiores e conseguiu sobreviver sem se anular nem perder a dignidade.

"[...] o narrador, Yu Yuan, é um dos mais completos personagens a emergir do mundo da ficção em anos." - The New York Times
Ficha Técnica
Título original: WAR TRASH
Capa: Mariana Newlands
Páginas: 464
Formato: 14.00 x 21.00 cm
Peso: 0.569 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 05/12/2007
ISBN: 9788535911367
Selo: Companhia das Letras
Autor
Faça seu cadastro no Grupo Companhia das Letras e personalize sua experiência


Grupo Companhia das Letras

Editora Schwarcz S.A. - São Paulo
Rua Bandeira Paulista, 702, cj. 32
04532-002 - São Paulo - SP
Telefone: 11 3707-3500
Fax: 11 3707-3501
Editora Schwarcz S.A. - Rio de Janeiro
Praça Floriano, 19, sala 3001
20031-050 - Rio de Janeiro - RJ
Telefone: 21 3993-7510
Todos os direitos reservados 2017