Títulos / Companhia das Letras / TODA TERÇA
Companhia das Letras
TODA TERÇA
#TODATERCA
Num divã de analista, no Rio de Janeiro, uma mulher discorre sobre suas relações afetivas com os homens. Em Frankfurt, um homem tem um caso com uma estudante de antropologia. Aparentemente desconectadas, as histórias desses dois personagens aos poucos se unem neste surpreendente romance de estréia.
Apresentação
Num divã de analista, no Rio de Janeiro, Laura fala de sua relação com um homem casado e com um estranho que conheceu numa sessão de cinema. Muito longe dali, em Frankfurt, o latino-americano Javier tem um caso com uma estudante de antropologia chamada Ulrike. Conforme o livro se desenrola episódios aparentemente desconectados vão tecendo uma surpreendente trama de encontros e desencontros amorosos, o mote deste excelente romance de estréia.
"É um livro do estilo 'modelo para armar', cujas peças são fragmentos, aspectos, versões de uma história que cabe ao leitor reconstruir", diz a autora. Para tanto, é preciso ler as entrelinhas das diferentes vozes que compõem o mosaico, principalmente as de Laura e Javier. Enquanto a dela é apaixonada e dispersa, recheada de pistas fragmentadas que o analista ajuda a decifrar - como a relação com o homem casado, e sonhos que podem guardar um significado sombrio - , a dele é racional e melancólica, detalhista em suas descrições do cotidiano num país estranho, em meio a uma cultura - a de Ulrike e seus amigos politicamente corretos - que não tem paciência para aceitar. "Os narradores, nem sempre confiáveis, com freqüência mentem, distorcem ou deixam de lado informações importantes", explica Saavedra. "Não raro, é justamente isso que vai ser um ponto chave, revelando muito mais sobre o personagem do que aquilo que ele acaba de narrar."
Toda terça, em que se alternam drama e um sutil senso de comédia, é um retrato de como essas personalidades, ou ao menos suas versões externas, são construídas no mundo contemporâneo. Um mundo cheio de barreiras econômicas e sociais, desencantado com a perda dos grandes ideais coletivos, mas com caminhos ainda abertos para quem busca, mesmo de forma pouco convencional, o conforto dos afetos possíveis.

"Um livro de finas tramas, de escrita sutil, que apaixonou à primeira leitura tanto este leitor como o seu editor [...]. A maior surpresa da literatura atual". - Sérgio Sant'Anna
Ficha Técnica
Título original: TODA TERÇA
Capa: Kiko Farkas / Máquina Estúdio
Elisa Cardoso/ Máquina Estúdio
Páginas: 160
Formato: 14.00 x 21.00 cm
Peso: 0.235 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 27/04/2007
ISBN: 9788535910186
Selo: Companhia das Letras
Autor
Faça seu cadastro no Grupo Companhia das Letras e personalize sua experiência


Grupo Companhia das Letras

Editora Schwarcz S.A. - São Paulo
Rua Bandeira Paulista, 702, cj. 32
04532-002 - São Paulo - SP
Telefone: 11 3707-3500
Fax: 11 3707-3501
Editora Schwarcz S.A. - Rio de Janeiro
Praça Floriano, 19, sala 3001
20031-050 - Rio de Janeiro - RJ
Telefone: 21 3993-7510
Todos os direitos reservados 2017