Livro acessível
Clique para ampliar
Companhia das Letras
A PONTE
Vida e ascensão de Barack Obama
Livro
R$ 79,90
Fechar
Escolha um vendedor
#APONTE
O editor da revista The New Yorker apresenta uma biografia impecável de Barack Obama, o primeiro mito político do século XXI, da juventude dividida entre o Havaí e a Indonésia, passando pelos anos em Harvard, o senado, as eleições primárias e a presidência.
Apresentação
A ponte é a mais completa biografia já escrita sobre Barack Obama. Através de centenas de entrevistas e uma cuidadosa reconstituição biográfica e histórica, o jornalista David Remnick empreendeu uma viagem às raízes do presidente americano, refazendo os passos de sua educação “política, racial e sentimental”.
A investigação começa pela vasta e intrincada árvore genealógica de Obama. Filho de um queniano ausente e de uma inquieta e idealista norte-americana do Kansas, ele teve uma juventude atribulada, dividida entre o Havaí e a Indonésia e marcada por um conflito constante com relação à própria raça e identidade. Educado pela mãe e pelos avós maternos, Obama teve que “reivindicar” as próprias raízes, dando início a um processo de autoconhecimento que culminou no livro A origem dos meus sonhos.
A ponte mostra o início do engajamento de Obama nas ruas de Chicago, para onde se mudou e trabalhou como organizador comunitário; a paixão pelo basquete e pela literatura; a passagem brilhante pela faculdade de direito de Harvard, onde se tornou o primeiro afro-americano a editar a Harvard Law Review; a volta a Chicago, onde conheceu a esposa Michelle e deu início à carreira política. Com um discurso moderno e uma assombrosa capacidade de conciliação e diálogo, Obama foi reunindo em torno de si uma rede de apoio cada vez maior e mais heterogênea, em uma escalada que não demorou a levá-lo ao senado americano.
Remnick dá atenção especial ao processo que levou Obama do senado à presidência. Sua ascensão vertiginosa, é claro, suscitou inúmeras resistências. A luta das primárias com Hillary Clinton é analisada com detalhes, mostrando como a disputa foi dando “musculatura” a uma candidatura que, no início, parecia destinada ao fracasso.
Além de refazer a trajetória de Obama, A ponte busca situá-lo dentro do contexto do movimento dos direitos civis. “Estou aqui apoiado nos ombros de gigantes”, disse ele, referindo-se à importância que nomes como Malcolm X, Martin Luther King e John Lewis tiveram para pavimentar o caminho que permitiu sua ascensão. Substituindo o discurso feroz que marcou o movimento por uma retórica da inclusão, cosmopolita e sem ressentimentos, Obama conseguiu comunicar-se com uma nova geração de norte-americanos, que lhe deram uma votação maciça e foram decisivos na sua eleição.
A ponte é o relato definitivo sobre a ascensão de Obama à presidência dos Estados Unidos. Além de jogar luz sobre essa jornada fascinante, David Remnick nos mostra como Barack Obama conseguiu transformar-se num emblema, fazendo de sua trajetória a metáfora definitiva de um país mergulhado na obsessão de reinventar-se.

“Escrevendo com precisão emocional e um grande conhecimento de política, David Remnick situa a carreira
do presidente Obama de forma precisa em seu contexto histórico.” - Michiko Kakutani, The New York Times

“Uma biografia elaborada com brilho e de forma impecável.” - Douglas Brinkley, The Los Angeles Times

“O que Remnick transforma numa história complexa são os instrumentos de um repórter excepcional:
persistência, curiosidade, visão. Produto de horas de entrevistas ao vivo com colegas de escola, professores,
mentores, conselheiros e acadêmicos [...] rico em reflexões e refrações.” - Bloomberg.com
Ficha Técnica
Título original: THE BRIDGE
Tradução: Celso Nogueira e Isa Mara Lando
Capa: João Baptista da Costa Aguiar
Páginas: 752
Formato: 16.10 X 23.60 cm
Peso: 1.023 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 30/11/2010
ISBN: 9788535917659
Selo: Companhia das Letras
Autor

Assine a newsletter da Companhia