Livro acessível
0
Carrinho
Títulos / Companhia das Letras / ESTRELA DISTANTE
Clique para ampliar
#ESTRELADISTANTE
Um jovem poeta, que frequenta as oficinas literárias de uma universidade chilena no início dos anos 1970, some de circulação depois do golpe militar de 1973 e reaparece com outro nome, como um piloto audaz que escreve versículos bíblicos e estranhos poemas nos céus do Chile.
Apresentação
Alberto Ruiz-Tagle é um jovem poeta esquivo e sedutor que frequenta, nos primeiros anos da década de 1970, as oficinas literárias da universidade de Concepción, no Chile. Com o golpe militar que se abate sobre o país em 1973, ele some de circulação, como praticamente todos os participantes das oficinas. Logo após o golpe, surge espetacularmente nos céus do país um audacioso aviador, Carlos Wieder, que escreve no ar versículos bíblicos e estranhos poemas. O narrador de Estrela distante, ele próprio um poeta iniciante, demora pouco para perceber que Ruiz-Tagle e Wieder são a mesma pessoa.
Intrigado pelas múltiplas facetas desse estranho personagem, o narrador tenta seguir seu rastro e acaba por descobrir ao longo dos anos, e em vários países, sinais do envolvimento do poeta-aviador com os mais sórdidos aspectos da ditadura militar chilena.
Com sua habitual mistura de documento, ensaio, memórias pessoais e ficção, Roberto Bolaño faz deste pequeno romance um retrato subjetivo da sua própria geração, que tinha em torno de vinte anos quando ocorreu a derrubada do governo Salvador Allende e a implantação de uma das mais sangrentas ditaduras militares do continente. Uma geração ceifada ou traumatizada pela tortura, pelo exílio ou pela morte precoce.
Ficha Técnica
Título original: ESTRELLA DISTANTE
Tradução: Bernardo Ajzenberg
Capa: warrakloureiro
Páginas: 144
Formato: 14.00 X 21.00 cm
Peso: 0.218 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 10/11/2009
ISBN: 9788535915624
Selo: Companhia das Letras
Autor

Assine a newsletter da Companhia