Livro acessível
Clique para ampliar
Companhia das Letras
O CADERNO
Textos escritos para o blog. setembro de 2008 - março de 2009
#OCADERNO
Como desdobramento das atividades da Fundação José Saramago, foi criado o blog josesaramago.org. Os posts, agora reunidos neste Caderno, revelaram-se um espaço privilegiado para a veiculação dos juízos éticos e estéticos do escritor.
Apresentação
O caderno, reunião dos textos de Saramago postados quase diariamente em seu blog entre setembro de 2008 e março de 2009, é mais do que uma simples coletânea de crônicas jornalísticas. É um relato de vida, um diário intelectual e sentimental do único prêmio Nobel de literatura em língua portuguesa.
Na "página branca da internet", o autor conta o que o motiva, o que o indigna ou o que lhe apetece. Comenta o minuto, mas também recupera uma declaração de amor a Lisboa. Fala dos seus autores preferidos, com humor define as calças sempre impecavelmente vincadas de Carlos Fuentes, mas também o universo turbulento dos turcos de Jorge Amado descobrindo a América. Fala do papa, de Garzón, e de Pessoa; de Sigifredo López e Rosa Parks; e de tantos lutadores pacíficos que conseguiram mudar o mundo ou estão tentando. E emociona-se com gente, com amigos, com pormenores... São seis meses de vida contados em cartas inteligentes, porém diretas, sem artifícios.
Mas antes e acima de tudo, Saramago parece ter encontrado nesse lugar indefinido, em que todos talvez sejamos iguais, a plena e direta realização de algo que sempre distinguiu sua obra e sua postura pública: a firme tomada de opiniões e a indignação ante a injustiça.
A lucidez, a inconformidade e a relevância desses relatos pediam a transformação da instantaneidade do blog naquele tempo plácido dos livros, o que é agora materializado neste Caderno.
Ficha Técnica
Título original: CADERNO, O
Capa: Hélio de Almeida
Páginas: 224
Formato: 14.00 X 21.00 cm
Peso: 0.282 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 17/07/2009
ISBN: 9788535914917
Selo: Companhia das Letras
Autor

Assine a newsletter da Companhia