Livro acessível
Clique para ampliar
#FOCO
Neste romance pioneiro em escancarar o antissemitismo nos Estados Unidos, o grande dramaturgo apresenta um quadro realista e muitas vezes surpreendente sobre as incertezas na vida dos imigrantes em Nova York.
Apresentação
Escrito em 1945, Foco é um dos primeiros livros a tratar diretamente de uma questão delicada: o preconceito contra judeus no famoso melting pot dos Estados Unidos - nação que sempre se orgulhou de acolher as mais diversas etnias ao longo de sua história. Quase setenta anos depois de sua publicação, o texto de Arthur Miller permanece incisivo em apontar com clareza, força e pertinência as contradições no interior de uma sociedade multicultural.
Newman, um gentio de ascendência inglesa, circula ileso por uma Nova York em que cada bairro encerra um grupo étnico diferente. A tensão, porém, parece estar sempre latente. Muitas vezes, inclusive, descamba-se para a violência: com uma proximidade inquietante do cotidiano do personagem, uma mulher hispânica sofre abuso, o dono de uma loja judaica é perseguido. Newman parece permanecer alheio.
Tudo isso muda quando ele começa a usar um prosaico par de óculos e passa a ser confundido com um judeu. Mesmo seu chefe começa a desconfiar de que Newman não passa de um judeu assimilado tentando escamotear suas origens. Esse mal-estar também põe em xeque sua promoção na firma. E ainda lhe reservará muitas surpresas ao longo de sua trajetória.
Ficha Técnica
Título original: FOCUS
Tradução: José Rubens Siqueira
Capa: Sabine Dowek
Páginas: 264
Formato: 14.00 X 21.00 cm
Peso: 0.333 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 19/07/2012
ISBN: 9788535921328
Selo: Companhia das Letras
Autor

Assine a newsletter da Companhia