Livro acessível
0
Carrinho
Catálogo / Companhia das Letras / DORMINDO COM O INIMIGO
Clique para ampliar
Companhia das Letras
DORMINDO COM O INIMIGO
A guerra secreta de Coco Chanel
Tradução: Denise Bottmann
#DORMINDOCOMOINIMIGO
O legado deixado por Coco Chanel para a moda, o estilo e o comportamento feminino é inegável e amplamente reconhecido. Mas há uma página muito pouco comentada (e mesmo conhecida) da história desta grande dama da haute couture: sua colaboração com o governo nazista durante a ocupação alemã de Paris.
Apresentação
Criadora radical, Gabrielle "Coco" Chanel trouxe as linhas retas e o preto e branco, além do conceito de conforto - até o início do século XX, monopólio da indumentária masculina -, para a costura feminina, e com isso aposentou de vez o espartilho e definiu uma nova silhueta para a mulher moderna. Mas sua história não se restringe à criação de produtos tão célebres quanto lendários, como a mítica fragrância Nº 5 e o "pretinho básico". Neste livro, vem a público o envolvimento de Coco com a alta inteligência nazista durante a ocupação alemã em Paris, entre 1941 e 1944.
Pouco conhecida do público e apenas insinuada por alguns de seus biógrafos, essa faceta da vida de Chanel é o tema central desta biografia, apoiada em extensa pesquisa documental e raro material fotográfico. Seguindo a pista do caso público de Chanel com Hans Günther von Dincklage, tido por antigos jornalistas e pesquisadores como nada além de um diplomata playboy, mas na verdade um agente da Gestapo, o jornalista Hal Vaughan revela as motivações que fizeram da maior estilista francesa de todos os tempos uma colaboradora oficial da Alemanha hitlerista.
Vaughan descreve a infância humilde de Coco em um abrigo para crianças pobres nos últimos anos do século XIX, passa à reconstituição do fenomenal crescimento da maison nos anos 1920, quando a Chanel já empregava mais de 2 mil costureiras e contava com a fidelidade de clientes célebres, e finalmente centra fogo no período em que Coco se afastou da vida pública e viveu em uma suíte do hotel Ritz com Dincklage, conhecido como Spatz ("pardal", em alemão). Ilumina, enfim, os anos que vão do começo da Segunda Guerra até por volta de 1954, que até então seguiam envoltos em mistério.
Amiga de figuras-chave do período, como Winston Churchill, Eduardo, príncipe de Gales, o duque de Westminster e o grão-duque Dimitri Romanov, a estilista estava em posição privilegiada para cumprir com desenvoltura a missão dada a ela pela inteligência alemã: articular uma secretíssima trégua junto aos ingleses.
Jornalista experiente em política europeia, Hal Vaughan pesquisou por anos arquivos ingleses, franceses e alemães, além de coleções privadas e inúmeras entrevistas, para iluminar o "período negro" de Coco. Com elementos de thriller de espionagem e compondo um pano de fundo arrepiante da Paris ocupada, o livro traça, com imparcialidade e grande fôlego narrativo, um novo perfil dessa grande mulher que revolucionou seu próprio tempo e é por muitos considerada um dos grandes gênios do século passado.
Ficha Técnica
Título original: SLEEPING WITH THE ENEMY
Tradução: Denise Bottmann
Capa: Carol Devine Carson
Páginas: 368
Formato: 14.00 X 21.00 cm
Peso: 0.453 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 16/09/2011
ISBN: 9788535919462
Selo: Companhia das Letras
Autor
Comentários

Deixe seu comentário

Você deve estar logado para comentar
Faça seu login

Assine a newsletter da Companhia