Títulos / Companhia das Letras / NOCILLA DREAM
Companhia das Letras
NOCILLA DREAM
#NOCILLADREAM
Expoente de uma geração espanhola de escritores, primeiro romance da trilogia Nocilla mistura o universo pop e o erudito e revela a essência da experiência contemporânea.
Apresentação
Prostitutas pintam as unhas na varanda de um bordel e observam carros passando na estrada. Um jornalista austríaco casado com uma chinesa aposta em corridas de ratazana e filma road movies pequineses. Dois amigos inventam a Passagem a Ferro Radical, fenômeno que se espalha pelos cinco continentes e ganha federações.
Esses são alguns dos fios condutores de Nocilla dream, que, publicado em 2006 na Espanha por uma editora independente, logo se tornou um fenômeno no país, chamando a atenção tanto da crítica - o jornal El mundo incluiu o romance na lista dos dez melhores do ano - quanto do público. Depois do sucesso do primeiro volume, as duas partes finais da trilogia Nocilla seriam publicadas pela editora Alfaguara: Nocilla experience, em 2008, e Nocilla lab, em 2009.
O projeto literário de Augustín Fernandez Mallo também é reconhecido por ter pavimentado o caminho de uma nova geração de escritores, a Geração Nocilla, ou Geração Afterpop. Nocilla, creme de avelã espanhol semelhante à Nutella, é um dos muitos objets trouvés de Mallo; ao longo deste romance­manifesto carregado de humor e paródias dos procedimentos da arte contemporânea, aparecem também chicletes de menta mascados, um par de tênis Nike, biquínis e camisinhas usadas.
Lê-se Nocilla dream, espécie de road movie com ares de filme B, como quem está diante da TV, passando os canais. Entre ficções, passagens reflexivas e citações, seus 113 microcapítulos alternam entre o registro pop e o erudito, enriquecidos com trechos de Italo Calvino, Thomas Bernhard e Jorge Luis Borges.
No centro dessas diversas referências e constelações está um álamo que conseguiu água para sobreviver em pleno deserto de Nevada, e que atrai como um ímã centenas de pares de sapatos pendurados pelo cadarço. China, Polônia, Argentina, Dinamarca: eis alguns dos horizontes deste romance de estrutura arbórea, que se expande pelo território globalizado e revela a essência da experiência contemporânea.
Ficha Técnica
Título original: NOCILLA DREAM
Capa: Milena Galli
Páginas: 216
Formato: 14.00 x 21.00 cm
Peso: 0.277 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 22/03/2013
ISBN: 9788535922356
Selo: Companhia das Letras
Autor
Faça seu cadastro no Grupo Companhia das Letras e personalize sua experiência


Grupo Companhia das Letras

Editora Schwarcz S.A. - São Paulo
Rua Bandeira Paulista, 702, cj. 32
04532-002 - São Paulo - SP
Telefone: 11 3707-3500
Fax: 11 3707-3501
Editora Schwarcz S.A. - Rio de Janeiro
Praça Floriano, 19, sala 3001
20031-050 - Rio de Janeiro - RJ
Telefone: 21 3993-7510
Todos os direitos reservados 2017