Títulos / Companhia das Letras / ANTOLOGIA HEDE
Companhia das Letras
ANTOLOGIA HEDE
#ANTOLOGIAHEDE
Uma sátira cheia de inteligência aos vetustos compêndios literários, escrita num tom falsamente erudito por um dos maiores divulgadores da poesia brasileira na Argentina.
Apresentação
Um manual de literatura imaginária. Assim poderia ser definida a obra do argentino Manuel Graña Etcheverry. À maneira de seu conterrâneo Jorge Luis Borges, Manolo constrói - com graça, espírito e muitas citações apócrifas - um guia da poesia hede e, consequentemente, uma breve história desse povo urdido por ele. Tudo ficção, claro, embora o autor se esforce para sugerir o contrário. É nisso que reside a graça da empreitada.
Meio neandertal, meio helênico, completamente fantasioso, o povo hede valoriza a poesia acima de tudo. Habitando um mundo repleto de animais fantásticos - vacas carnívoras e pássaros ferozes, por exemplo - e tendo que sobreviver em meio aos ataques de inimigos sedentos de sangue, é mesmo surpreendente que os nativos da Hedália prezem e cultivem tanto a lírica. Fato corroborado pelas amostras documentais dessa poesia que teria sido “descoberta” pelo autor.
Publicada originalmente em 1954 (numa época em que autores como Tolkien e C. S. Lewis também forjavam toda uma mitologia baseada nas mais diversas culturas) e escrita num tom meio neutro, típico dos manuais, Antologia hede: uma literatura desconhecida é um divertimento leve e capcioso para todos aqueles que apreciam os voos da imaginação literária.
Ficha Técnica
Título original: ANTOLOGIA HEDE
Capa: Victor Burton
Páginas: 168
Formato: 14.00 x 21.00 cm
Peso: 0.213 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 05/03/2012
ISBN: 9788535920291
Selo: Companhia das Letras
Autor
Faça seu cadastro no Grupo Companhia das Letras e personalize sua experiência


Grupo Companhia das Letras

Editora Schwarcz S.A.
Rua Bandeira Paulista, 702, cj. 32
04532-002 - São Paulo - SP
Telefone.: 11 3707-3500
Fax: 11 3707-3501
Todos os direitos reservados 2017