Livro acessível
0
Carrinho
Títulos / Companhia das Letras / UMA NOVA HISTÓRIA DO PODER
Clique para ampliar
Companhia das Letras
UMA NOVA HISTÓRIA DO PODER
Comerciante, guerreiro, sábio
#UMANOVAHISTORIADOPODER
O historiador David Priestland propõe uma interpretação ousada para desvendar as estruturas de poder que resultaram na crise financeira que vivemos hoje.
Apresentação
Quem manda no mundo hoje? Neste livro notável, o professor de Oxford David Priestland propõe um olhar radicalmente novo sobre a nossa história. Ele argumenta que em qualquer sociedade há sempre a predominância de um desses três grupos, que determinam o sistema de valores: o dos comerciantes, o dos guerreiros (aristocratas e militares) e o dos sábios (burocratas e líderes religiosos).
Essas "castas", assim denominadas pelo autor, vivem numa luta constante pelo poder, e quando uma delas atinge a supremacia, ficamos de tal modo submetidos que é quase impossível nos imaginarmos fora desse sistema. Porém, quando um dos grupos detém muito mais poder que os outros, chega um ponto em que uma mudança drástica se faz necessária. O resultado será uma crise econômica, uma guerra ou uma revolução, que fará com que uma nova casta domine.
O século XX foi marcado por mudanças violentas de poder e agora, no XXI, num momento em que os comerciantes que lideram nossa era estão cada vez mais desacreditados, todos os sinais levam a crer que ocorrerá uma nova transformação. A crise financeira de 2008, segundo o autor, será vista pelas gerações futuras "como um ano de mudanças tectônicas - um ano a ser classificado junto com 1917, 1929, 1945, 1968 e 1989".
Além de um trabalho de história brilhante, Uma nova história do poder é uma anatomia magistral do momento de crise que vivemos hoje.


"O genial deste livro é enxergar a história moderna com um olhar revigorado." - BBC History
"Entre as muitas contribuições para a dissecção do nosso atual dilema, esta é sem dúvida uma das mais instigantes." - Sir Richard J. Evans, Guardian
"Priestland lança uma luz intrigante sobre o que pode estar por vir." - Independent
Ficha Técnica
Título original: MERCHANT, SOLDIER, SAGE
Tradução: Isa Mara Lando e Mauro Lando
Capa: Victor Burton
Páginas: 344
Formato: 16.00 X 23.00 cm
Peso: 0.521 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 29/07/2014
ISBN: 9788535924640
Selo: Companhia das Letras
Autor

Assine a newsletter da Companhia