Títulos / Ponto de Leitura / RESGATE UM CORAÇÃO PARTIDO (EDIÇÃO DE BOLSO)
Ponto de Leitura
RESGATE UM CORAÇÃO PARTIDO (EDIÇÃO DE BOLSO)
Susan Richards

Tradução: Rosaura Eichenberg


#RESGATEUMCORACAOPARTIDO(EDICAODEBOLSO)
Apresentação
Susan Richards tinha 43 anos quando adotou Lay Me Down, uma égua maltratada e doente. Vivendo com seus três cavalos em uma pequena fazenda, e divorciada há dez anos, sua vida resumia-se ao trabalho como assistente social e aos cuidados com os animais. Já não pensava tanto no seu casamento fracassado, nas bebedeiras da juventude ou na infância sofrida.
O relacionamento de Susan com um animal que havia sofrido tanto fez com que sua vida tomasse outro rumo. Ela se surpreende ao perceber que, mesmo após os abusos que sofreu nas mãos do antigo dono, Lay Me Down se mostrava incapaz de demonstrar rancor ou agressão. Enquanto os outros cavalos de Susan eram, algumas vezes, ciumentos e mal-humorados, ela demonstrava calma e gratidão. "Nossa relação era diferente da que eu tivera com qualquer outro animal. Desde o começo, era como se fosse eu quem tivesse algo a aprender com ela, quem acabaria se beneficiando por 'salvá-la'. O seu passado fora certamente tão ruim quanto o meu, mas ela não demonstrava nenhuma amargura, nenhum ressentimento, nenhuma necessidade neurótica de se isolar dos outros cavalos (ou pessoas) para se sentir segura. (...) Sua capacidade de amar parecia enorme. Onde ela tinha aprendido isso? Por que eu não conseguia? ", diz a autora.
Após alguns meses, quando finalmente a égua parecia estar recuperada, a veterinária descobre que Lay Me Down está gravemente doente, e a vida de Susan ganha um novo sentido: "A doença de Lay Me Down me incutiu uma sensação de urgência. Mudou o tempo, de algo abstrato para algo quase visível, algo a ser observado e medido, algo tão precioso quanto a própria Lay Me Down. O tempo era também dolorosamente finito e injusto. (...) Mais de uma vez me perguntei sobre a natureza doce de Lay Me Down, dado o seu passado. Era impossível compreender como ela sobrevivera a 16 anos de maus-tratos sem nenhum rancor para com os seres humanos. Isso fazia com que sua ligação comigo parecesse particularmente especial, como se em mim ela sentisse uma colega sobrevivente."
Inspirada pela sua coragem e pelo seu exemplo, Susan resolveu sair de sua rotina pacata e dar mais uma chance a si mesma: "Fora preciso o meu amor por esse cavalo doente para que eu me dispusesse finalmente a enfrentar a morte depois de todos esses anos, a chorar pela primeira vez a morte da minha mãe e a perda da minha família. Custara-me 38 anos para deixar de beber, rir ou mentir sobre como havia sido terrível o resto da minha infância. (...) Parece loucura, mas eu sentia como se Lay Me Down tivesse tomado conta de mim desde que a adotara, ressuscitando partes que tinham morrido com a minha mãe. Com seu carinho gentil, senti que ela restaurara o meu valor como alguém importante, alguém que fazia falta. Ela me trouxe isso, uma sensação de família. Ambas não tínhamos pertencido a ninguém, a ninguém que nos amasse, e agora, tão tarde em nossas vidas, tinha ocorrido esse milagre. Tínhamos nos unido na minha fazenda e, pela primeira vez, tivemos a sensação de estarmos livres de nossos medos."
Ficha Técnica
Título original: CHOSEN BY A HORSE (POCKET)
Capa: Silvana Mattievich
Páginas: 272
Formato: 12.00 x 17.00 cm
Peso: 0.206 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 21/09/2010
ISBN: 9788539000951
Selo: Ponto de Leitura
Autor
Faça seu cadastro no Grupo Companhia das Letras e personalize sua experiência


Grupo Companhia das Letras

Editora Schwarcz S.A.
Rua Bandeira Paulista, 702, cj. 32
04532-002 - São Paulo - SP
Telefone.: 11 3707-3500
Fax: 11 3707-3501
Todos os direitos reservados 2017