Livro acessível
0
Carrinho
Catálogo / Zahar / UMA HISTÓRIA SOCIAL DO CONHECIMENTO 1
#UMAHISTORIASOCIALDOCONHECIMENTO1
Apresentação
"Conhecimento" e "informação" atualmente são termos indissociáveis das denominações para a
economia, a sociedade e a era em que vivemos. O conhecimento tornou-se ainda uma questão política de importância, centrada no caráter público ou privado da informação, e de sua natureza mercantil ou social.
Mas apesar de a grande expansão de meios disseminadores de conhecimento ser a marca dos tempos atuais, a mercantilização da informação não é uma exclusividade de nossa época. No século XVII, por exemplo, era comum ensinar por dinheiro nas escolas e universidades ou em palestras públicas, e durante a Revolução Científica, a propriedade intelectual das descobertas gerava ásperas disputas.
Nesse livro, Peter Burke acompanha a história do conhecimento, a evolução nas formas de sua distribuição e disseminação, o controle pela Igreja e pelo Estado, sua comercialização e a organização de centros de conhecimento, analisando ainda estudos de sociologia do conhecimento, que começaram a tomar forma no início do século XX. Uma história social do conhecimento é baseado em consultas aos primeiros textos da Idade Moderna feitas ao longo de quarenta anos e fruto de conferências e seminários apresentados pelo historiador em países da Europa, Ásia e América do Sul.
Ficha Técnica
Páginas: 244
Formato: 16.00 X 23.00 cm
Peso: 0.362 kg
Acabamento: Livro brochura
Lançamento: 29/04/2003
ISBN: 9788571107113
Selo: Zahar
Autor
Comentários

Deixe seu comentário

Você deve estar logado para comentar
Faça seu login

Assine a newsletter da Companhia