Livro acessível
0
Carrinho
Títulos / Companhia das Letrinhas / TOMIE: CEREJEIRAS NA NOITE
Companhia das Letrinhas
TOMIE: CEREJEIRAS NA NOITE
Ana Miranda



CEREJEIRAS NA NOITE

Tomie nasceu no Japão, a Terra do Sol Nascente. Você sabe onde fica o Japão: do outro lado. Quando o sol nasce aqui, lá no Japão está deitando.
O Japão é uma ilha, ou melhor, um arquipélago com umas quatro mil ilhas, algumas tão pequenas que não se pode nem construir uma aldeiazinha. Essas ilhas têm muitas montanhas, cobertas de florestas. Algumas montanhas são vulcões. O Japão tem oitenta vulcões ativos, quer dizer, que podem entrar em erupção a qualquer momento. Nas quatro ilhas grandes - Hokkaido, Honshu, Shikoku e Kyushu - ficam as cidades onde mora a maioria das pessoas.

A cidade onde Tomie nasceu se chama Kioto. Kioto é uma cidade antiga. Foi capital do Japão. Lá moraram os imperadores por mais de mil anos. Foi o imperador Kwammu quem construiu a cidade. Ele escolheu o lugar, entre três montanhas. Era muito seguro. Eles podiam se defender dos ataques dos inimigos. Os imperadores mandavam construir templos e santuários, e hoje a cidade tem quase duas mil dessas lindas construções religiosas, de madeiras talhadas, com esculturas de bronze e de pedra.
Os artistas iam morar em Kioto. Trabalhavam para os imperadores e para as famílias ricas. Por isso, a cidade tem muitas coleções de livros feitos em rolos de papel, e uma imensidão de telas e leques com pinturas preciosas. Havia quatro tipos de teatro, que são populares até hoje: no, kyogen, bunraku e kabuki. Kioto era também a cidade dos samurais, guerreiros corajosos e bravos que lutavam para os imperadores, e dos xoguns, que eram chefes militares. E das gueixas. Gueixa quer dizer "pessoa requintada". As gueixas são mulheres educadas, desde pequenas, na arte da dança, das conversas, do canto, na arte de servir chá e de fazer arranjos com flores.

Kioto também tem palácios, pagodes, escadas de pedra, jardins espalhados por toda a cidade. Até dentro das casas se fazem jardins, e alguns são de pedra. Os jardins de pedra parecem a natureza em miniatura. São arrumados para causar a impressão de paz e beleza.
[...]


Grupo Companhia das Letras

Editora Schwarcz S.A. - São Paulo
Rua Bandeira Paulista, 702, cj. 32
04532-002 - São Paulo - SP
Telefone: 11 3707-3500
Fax: 11 3707-3501
Editora Schwarcz S.A. - Rio de Janeiro
Praça Floriano, 19, sala 3001
20031-050 - Rio de Janeiro - RJ
Telefone: 21 3993-7510
Todos os direitos reservados 2019