
Falar de si enquanto fuga – e enquanto reencontro, por Marcelo Labes
Conheça "Memória do chão", autoficção aqui apresentada pelo autor, Marcelo Labes.
Com produção da Trovão Mídia, inauguramos uma nova fase do programa, com apresentação da editora Stéphanie Roque e com a presença de autores, editores e convidados especiais falando sobre lançamentos, bastidores da Companhia das Letras e grandes temas da literatura. O podcast vai ao ar quinzenalmente, às quartas-feiras.
Não esqueça de seguir o podcast no seu tocador para acompanhar todos os episódios e interagir com a gente.
Ouça no seu tocador de podcasts favorito!
Confira os episódios já disponíveis!
No primeiro episódio da nova temporada, “Os livros que me formaram”, Amara Moira (@amoiramara), autora do lançamento “Neca”, e Jeferson Tenório (@jeferson.tenorio.9), autor dos romances “Estela sem Deus”, “O avesso da pele” e o mais novo “De onde eles vêm”, conversam sobre os livros de formação de suas trajetórias pessoais e literárias.
Entre clássicos do vestibular e discussões sobre o que é o cânone literário, nossos convidados refletem sobre suas leituras marcantes e como elas influenciam a vida e a escrita.
O novo episódio da Rádio Companhia traz a editora Alice Sant’Anna (@licasantanna) e o pesquisador Ronaldo Vitor (@rovitors) em uma conversa sobre o centenário do autor James Baldwin, seus livros e a atualidade do seu texto até os dias de hoje.
Ao discutir temas como raça, sexualidade e direitos humanos com estilo franco e absolutamente lúcido, o escritor se firmou como um dos intelectuais públicos mais brilhantes e contundentes de todos os tempos.
O episódio homenageia Armando Freitas Filho, um dos poetas brasileiros mais admiráveis, que faleceu neste ano. Sua obra poética era de maestria e absoluta sensibilidade, acercando temas que sempre lhe foram caros – o ofício da poesia, o Rio de Janeiro, a passagem do tempo, o amor, o desejo e a finitude.
Neste tributo, convidamos amigos e leitores a contar histórias sobre o poeta carioca e a pensar em poemas dele. Participam Alice SantʼAnna, Francesca Angiolillo, José Miguel Wisnik, Laura Liuzzi, Sofia Mariutti e Viviana Bosi.
Está chegando o fim de ano, e com ele vem a dúvida: como escolher o presente perfeito? Nesta edição da Rádio Companhia, recebemos o jornalista e podcaster Chico Felitti e a editora da Companhia Camila Berto para uma missão especial: ajudar você a encontrar o livro ideal para presentear!
Ano novo, livro novo! No primeiro episódio da Rádio Companhia de 2025, conversamos com as autoras Andréa del Fuego (@andreadelfuego) e Monique Malcher (@moniquemalcher) sobre expectativas para o ano, rituais de virada, e – claro – pilhas de leitura.
Além de conhecer seus próximos lançamentos, nossas convidadas compartilham dicas para começar o ano se inspirando, lendo mais ou escrevendo melhor.
Neste episódio especial, celebramos vozes femininas na literatura com duas autoras que fizeram história em 2024: Luciany Aparecida, vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura com "Mata Doce", e Micheliny Verunschk, que levou o Oceanos com "Caminhando com os mortos".
Luciany (@lucianyaparecida) e Micheliny (@oncaverunschk) falam sobre seus romances premiados, a força simbólica da mata em suas obras e o que significa ser mulher na literatura contemporânea brasileira. Pra fechar, tem aquele momento bastidor com dicas de autoras imperdíveis!
Imagens têm poder: elas podem revelar histórias, construir narrativas e até perpetuar opressões. No episódio de hoje, Stephanie Roque recebe Lilia Schwarcz, autora de "Imagens da Branquitude: a presença da ausência", e Thiago Amparo, advogado e professor, para uma conversa sobre o impacto das imagens na construção do racismo e na manutenção de desigualdades no Brasil. Como podemos aprender a “ler imagens de forma crítica? E como a representação visual pode nos ajudar a construir um futuro mais inclusivo?
Oswald de Andrade foi um dos grandes provocadores da literatura brasileira, mas será que ele é apenas um nome da Semana de 22? No episódio de hoje, recebemos Lira Neto, autor da nova biografia "Oswald de Andrade: Mau Selvagem", e Bruna Kalil Othero, pesquisadora de modernismo e feminismo e autora do livro "O presidente pornô", para discutir o legado desse escritor irreverente. Falamos sobre sua obra para além dos manifestos, suas relações pessoais e intelectuais e sua influência na literatura e na cultura brasileira hoje.
O que o Brasil esconde nas entrelinhas de sua história? No episódio de hoje, recebemos Alexandre Vidal Porto, autor de "Sodomita", e Paula Fábrio, de "Casa de Família", para explorar como a ficção pode iluminar os cantos negligenciados do passado e do presente do país. Alexandre nos leva ao século XVII, recriando a trajetória de um português acusado de sodomia e deportado para o Brasil colonial, enquanto Paula revisita os anos 1980 e 1990 para examinar as tensões de classe e os primórdios do neoconservadorismo brasileiro. Juntos, os autores discutem a relação entre pesquisa e criação, o apagamento de vozes marginalizadas, e como a literatura pode recontar os traumas de um país que insiste em esquecer.
Elis Regina foi uma das maiores vozes da música brasileira. Intensa, inovadora e exigente, deixou um legado que atravessa gerações. No episódio de hoje, recebemos o jornalista Julio Maria, autor da biografia "Elis: Nada Será Como Antes", em uma edição revisada e ampliada, e João Marcello Bôscoli, produtor musical e filho da cantora, para falar sobre a Elis artista e a Elis mulher. Conheça novidades desta edição do livro, como trechos inéditos de cadernetas pessoai da cantora.
Conheça "Memória do chão", autoficção aqui apresentada pelo autor, Marcelo Labes.
A autora Monique Malcher destrincha os processos da escrita de "Degola".
Noemi Jaffe apresenta a história que inspira seu novo livro, "Te dou minha palavra".