Cadastro | Login | Meus pedidos | Carrinho
Selos
Promoções
Catálogo
Minha Companhia
Cadastre-se no site.
Quero receber o boletim
SATURNO NOS TRÓPICOS - A melancolia européia chega ao Brasil
R$ 47,90 Comprar
 
Indique Comente
É necessário estar logado para utilizar este recurso. Acompanhe
A melancolia se transformou em verdadeiro clima de época na passagem da Idade Média para o Renascimento: época da Peste Negra e da caça às bruxas. O sentimento melancólico nascia dessa conjuntura sombria, mas também - paradoxalmente - de novos horizontes abertos nas ciências e na arte. Ao mesmo tempo, uma euforia de especulação comercial tomava conta da Europa. É então que, cruzando o Atlântico, as naus européias chegam ao Brasil trazendo as sementes da melancolia.
Essa é a trajetória reconstruída por Moacyr Scliar em Saturno nos trópicos, livro que incursiona pela literatura, pelas artes plásticas, pela medicina e pela política para traçar um panorama abrangente da história da melancolia e de suas repercussões na cultura brasileira.
A narrativa se desdobra em três momentos: a Antiguidade clássica, a Renascença e o Brasil durante a transição para a modernidade. Scliar fala sobre o rei Saul, sobre anatomia, bruxaria e sífilis, sobre Dürer e Bruegel, Hamlet, Policarpo Quaresma e Jeca Tatu, Cervantes, Machado de Assis, Lima Barreto, Paulo Prado e Clarice Lispector. Seus conhecimentos médicos se unem à habilidade de escritor consagrado: erudição e estilo se completam de forma espirituosa e fluente.
O autor elabora, assim, um painel sobre um tema de grande importância para o entendimento da condição brasileira de hoje. Scliar faz um estudo de fôlego sobre a melancolia européia herdada pelo Brasil - sentimento contra o qual o país lutou e que busca substituir pela esperança.
Opinião do leitor
Nome
Cidade
E-mail
Opinião
Indicação (opcional)
 
Título original
SATURNO NOS TROPICOS
Páginas
280
Formato
14.00 x 21.00 cm
Peso
0.35100 kg
Acabamento
Brochura
Lançamento
14/05/2003
ISBN
9788535903652
Selo
Companhia das Letras
Moacyr Scliar
Nasceu em Porto Alegre em 1937. Autor de mais de setenta livros em vários gêneros, romance, conto, ensaio, crônica,...
Leia +
Outros títulos do autor:
CAMINHOS CRUZADOS (EDIÇÃO DE BOLSO) - Prefácio (2016)
TERRITÓRIO DA EMOÇÃO - Autor (2013)
Atendimento
Editora Schwarcz S.A.
Rua Bandeira Paulista, 702, cj. 32
04532-002 - São Paulo - SP
Telefone.: 11 3707-3500
Fax: 11 3707-3501
Clique aqui e confira a lista de distribuidores da Companhia das Letras no Brasil e no exterior.
Equipe
A equipe atual da Companhia das Letras conta com 177 funcionários.
Livros de qualidade, que convidam à leitura Livros para jovens de todas as idades Livros afinados com a sensibilidade infantil Grandes sucessos em edição econômica O melhor dos quadrinhos nacionais e estrangeiros Excelência em livros de apoio ao professor