Títulos / Companhia das Letras / UM HOMEM: KLAUS KLUMP
Companhia das Letras
UM HOMEM: KLAUS KLUMP
#UMHOMEM:KLAUSKLUMP
Um homem: Klaus Klump é uma narrativa perturbadora sobre o estado de exceção que se instaura durante o tempo da guerra. O escritor português Gonçalo Tavares faz neste romance uma alegoria da condição humana e das relações de domínio e submissão que os homens desenvolvem para sobreviver.
Apresentação
Publicado em Portugal em 2003, Um homem: Klaus Klump, que abre "O reino", série de romances do autor da qual fazem parte também A máquina de Joseph Walser e Jerusalém (prêmio José Saramago 2005), é uma perturbadora alegoria sobre a vida em tempos de guerra e de paz, sobre a ditadura e a democracia.
A narrativa descreve os momentos turbulentos de um país que atravessa uma ocupação militar. Os tanques tomaram a cidade. Casas são invadidas e há pessoas desaparecidas. O som das máquinas, das balas e das bombas emudeceu as conversas e as melodias. Mas o estado de exceção não alterou a normalidade dos negócios.
Klaus Klump é editor e, apesar de fazer livros perversos (contra a política e a economia do tempo), se mantém neutro com relação à situação do país. Até que Johana, sua amante, é violentada por um soldado. Klaus então vira guerrilheiro e refugia-se na floresta com outros combatentes.
A guerra e os militares impõem o presente absoluto: os homens se tornam primitivos e o fim último de todos os atos é a sobrevivência. Há uma ciência da guerra, há uma gramática da guerra, há um comportamento e uma concepção do corpo próprios dos tempos de guerra. Klaus termina preso, passa sete anos na cadeia e, ao sair, decide assumir os negócios da família, que antes renegava.
Ficha Técnica
Título original: UM HOMEM: KLAUS KLUMP
Capa: Kiko Farkas / Máquina Estúdio
Elisa Cardoso/ Máquina Estúdio
Páginas: 120
Formato: 14.00 x 21.00 cm
Peso: 0.186 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 03/07/2007
ISBN: 9788535910582
Selo: Companhia das Letras
Autor
Faça seu cadastro na Companhia das Letras e personalize sua experiência


Grupo Companhia das Letras

Editora Schwarcz S.A.
Rua Bandeira Paulista, 702, cj. 32
04532-002 - São Paulo - SP
Telefone.: 11 3707-3500
Fax: 11 3707-3501
Todos os direitos reservados 2017