Títulos / Companhia das Letras / A MULHER TRÊMULA
Companhia das Letras
A MULHER TRÊMULA
Siri Hustvedt

Tradução: Celso Nogueira


#AMULHERTREMULA
Escrito por uma das mais destacadas ficcionistas americanas contemporâneas, este ensaio empreende uma busca pelas fronteiras entre o que somos e o que sofremos. Um livro único, misto de confissão, memória científica e documento literário sobre uma condição nervosa muito especial.
Apresentação
Siri Hustvedt proferia um discurso homenageando o pai, um professor universitário morto dois anos antes, quando se viu tomada por uma série assustadora de tremores abaixo do pescoço. Braços e mãos se movimentavam convulsivamente, a despeito de sua voz, que continuava sendo emitida com clareza e segurança. Esse foi apenas um primeiro episódio - a ele se seguiriam outros, sempre suscitando o mesmo elenco de questões e mobilizando todas as armas intelectuais da escritora.
Em A mulher trêmula, Hustvedt empreende uma busca pelas explicações - físicas, emocionais, filosóficas, clínicas - para sua situação. Desbravando com segurança um terreno marcado pela neurologia, psiquiatria, psicanálise e até mesmo pela criação artística, e o tempo todo amparada por autores como Dostoiévski, Freud, António Damásio e Oliver Sacks, a autora desnuda a própria narrativa dessa investigação ao mostrar que continua tendo mais perguntas do que propriamente respostas.
Temas como os limites entre o físico e o mental, a atual supremacia dos fármacos sobre as teorias de Freud e a necessidade de narrar o sofrimento para melhor apreendê-lo são debatidos neste livro que revela uma autora no auge de sua argúcia e curiosidade intelectual.
Ficha Técnica
Título original: THE SHAKING WOMAN - OR A HISTORY OF MY NERVES
Capa: Rita da Costa Aguiar
Páginas: 208
Formato: 14.00 x 21.00 cm
Peso: 0.230 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 10/06/2011
ISBN: 9788535918793
Selo: Companhia das Letras
Autor
Faça seu cadastro no Grupo Companhia das Letras e personalize sua experiência


Grupo Companhia das Letras

Editora Schwarcz S.A.
Rua Bandeira Paulista, 702, cj. 32
04532-002 - São Paulo - SP
Telefone.: 11 3707-3500
Fax: 11 3707-3501
Todos os direitos reservados 2017