Títulos / Companhia das Letras / NADA A INVEJAR
#NADAAINVEJAR
Neste brilhante trabalho de não ficção, Barbara Demick consegue a façanha de reconstituir o cotidiano de pessoas comuns na Coreia do Norte - uma das sociedades mais impenetráveis do mundo e com um nível de controle digno do pesadelo imaginado por George Orwell no livro 1984.
Apresentação
Correspondente do jornal Los Angeles Times em Seul, capital da Coreia do Sul, entre 2001 e 2006, a jornalista americana Barbara Demick fez uma exaustiva pesquisa de documentos, fotos e vídeos e entrevistou dissidentes e refugiados norte-coreanos que haviam fugido para a Coreia do Sul ou para a China. Pontuadas por informações gerais sobre a economia e a cultura do país, as histórias de Nada a invejar - título irônico extraído de um hino ufanista norte-coreano - se entrelaçam para formar um painel bastante vívido do cotidiano na Coreia dos ditadores Kim Il-sung (1912-94) e Kim Jong-il (1942-2011), pai e filho que reinaram absolutos por mais de seis décadas e ainda perpetuam seu legado autoritário na figura do herdeiro Kim Jong-un.
Uma das virtudes do livro é mostrar como o culto à personalidade dos tiranos foi forjado numa mistura peculiar de marxismo-leninismo mal digerido com as tradições religiosas e populares locais. O controle absoluto da vida pessoal, que faz de cada vizinho (ou mesmo um familiar) potencial espião e delator, perpassa os relatos de todos os personagens entrevistados, assim como as dificuldades materiais e a
fome - sobretudo depois da crise de escassez dos anos 1990 -, as marcas da guerra entre as Coreias e as parcas perspectivas de progresso educacional ou profissional.
Uma realidade sufocante que não exclui, porém, o humor, os gestos de altruísmo e solidariedade ou os sonhos de liberdade. Com uma escrita ágil e envolvente, que atesta o ótimo domínio das técnicas narrativas literárias, a autora conduz os leitores pela experiência fascinante de espiar a vida de uma das sociedades mais isoladas e reprimidas do planeta.

“Uma obra maravilhosa de não ficção narrativa. O livro comprova o conhecimento profundo da autora sobre o país, sempre com um olhar atento às histórias individuais e aos detalhes humanos.” - Dwight Garner, The New York Times

“Num trabalho de investigação admirável, Barbara Demick tira a máscara da Coreia do Norte e revela o que se esconde sob a censura da mídia e uma ditadura repressora.”
- The Daily Beast
Ficha Técnica
Título original: NOTHING TO ENVY
Tradução: José Geraldo Couto
Capa: Julia / julia.uk.com
Páginas: 416
Formato: 14.00 x 21.00 cm
Peso: 0.499 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 07/05/2013
ISBN: 9788535922738
Selo: Companhia das Letras
Autor
Faça seu cadastro na Companhia das Letras e personalize sua experiência


Grupo Companhia das Letras

Editora Schwarcz S.A.
Rua Bandeira Paulista, 702, cj. 32
04532-002 - São Paulo - SP
Telefone.: 11 3707-3500
Fax: 11 3707-3501
Todos os direitos reservados 2017