Quadrinhos na Cia
MUCHACHA
Laerte

Ilustração: Laerte


#MUCHACHA
Partindo dos bastidores de uma série de tevê da década de 1950 - e do enlouquecimento de um de seus protagonistas -, Laerte cria uma história que é ao mesmo tempo homenagem e reinvenção dos antigos programas televisivos de aventura. Ao final do livro, Rafael Coutinho ilustra oito páginas do Capitão Tigre.
Apresentação
Série publicada originalmente na Folha de S.Paulo, Muchacha é, nas palavras do autor, o primeiro "graphic-folhetim" de sua carreira. Tendo como mote os bastidores de um programa de tevê, Laerte, ao mesmo tempo que cria uma elaborada - e divertida - revisão dos seriados de aventura da década de 1950, também faz uma espécie de resgate afetivo de suas memórias de infância.
Assim como o trabalho que vem apresentando em sua tira diária no jornal, Muchacha tem inúmeras chaves de leitura. Pode-se explorar suas páginas em busca da resolução do suspense da própria trama. Pode-se buscar o humor que, se não tão óbvio quanto nos antigos personagens do autor - os gatos, o Capitão, o zelador etc. -, firma-se mais no campo das insinuações e alusões, alçando o livro a algo muito além de uma simples paródia.
Mas as aventuras do Capitão Tigre, de Sulfana e de Milhafre - e de Lairo, Djalma, Cabayba - são também um riquíssimo jogo sobre a própria natureza das histórias em quadrinhos e, por que não, sobre como contar uma história. Quebrando constantemente a expectativa do leitor, Laerte transita entre ficção e realidade, entre drama e humor. Mas faz isso não para postular sobre os limites da narrativa ou alguma teoria do tipo, mas para abrir novas trilhas e percorrer novos caminhos na linguagem das HQs.
Combinando suspense, romance, memória e política, Muchacha vem para confirmar o papel de Laerte como um dos grandes artistas brasileiros em atividade.
Ao fim do livro, Rafael Coutinho - coautor do romance-gráfico Cachalote e filho de Laerte - ilustra uma aventura de oito páginas do Capitão Tigre.
Ficha Técnica
Título original: MUCHACHA
Capa: Elisa von Randow
Páginas: 96
Formato: 20.50 x 19.00 cm
Peso: 0.192 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 28/09/2010
ISBN: 9788535917079
Selo: Quadrinhos na Cia
Autor
Faça seu cadastro no Grupo Companhia das Letras e personalize sua experiência


Grupo Companhia das Letras

Editora Schwarcz S.A.
Rua Bandeira Paulista, 702, cj. 32
04532-002 - São Paulo - SP
Telefone.: 11 3707-3500
Fax: 11 3707-3501
Todos os direitos reservados 2017