Novo SiteNovo SitePara sua próxima compra, será necessário fazer um novo cadastro.Para sua próxima compra, será necessário fazer um novo cadastro.
Cia das Letras

Luuanda

As três narrativas aqui reunidas retratam a dura realidade dos musseques angolanos - os bairros pobres de Luanda, onde o próprio autor viveu. "Minha preocupação era ser o mais fiel possível àquela realidade.

As três narrativas aqui reunidas retratam a dura realidade dos musseques angolanos - os bairros pobres de Luanda, onde o próprio autor viveu. "Minha preocupação era ser o mais fiel possível àquela realidade. [...] Se a fome, a exploração, o desemprego, surgem com muita evidência [...] é porque isso era - digamos assim - o aquário onde meus personagens e eu circulávamos", afirma Luandino. E, dura realidade à parte, Luandino cria personagens memoráveis. Como "vavó" Xíxi e seu neto, que, sem trabalho e sem dinheiro, não dispensa a camisa florida ou o amor de Delfina, para desespero da avó ("Vavó Xíxi e seu neto Zeca Santos"). Ou o Garrido Kam'tuta, atormentado pelo papagaio que ganhava as carícias que Inácia lhe recusava ("Estória do ladrão e do papagaio"). Ou "nga" Zefa e sua vizinha, que disputam a posse de um ovo de galinha ("Estória da galinha e do ovo"). Essas histórias curtas, narradas com grande maestria e um colorido muito especial, buscam na oralidade inspiração para recriar a linguagem e nos fazem lembrar da nossa própria trajetória literária.