Home | Ana Maria Machado

Ana Maria Machado

ANA MARIA MACHADO nasceu no Rio de Janeiro, em 1941. É escritora e tradutora. Escreveu mais de cem livros para crianças, publicados em dezessete países, e também obras para adultos. Em agosto de 2003, tomou posse na Academia Brasileira de Letras (ABL), onde ocupa a cadeira número I.
No ano 2000, Ana Maria recebeu o Prêmio Hans Christian Andersen, considerado o Nobel de literatura infanto-juvenil, e em 2001 ganhou nossa maior distinção literária, o Prêmio Machado de Assis, da ABL.
Seu primeiro livro infantil é Bento-que-Bento-é-o-frade, lançado em 1977. No ano seguinte, História meio ao contrário ganhou o Prêmio Jabuti. Bisa Bia, Bisa Bel (Salamandra, 1982) recebeu o prêmio de melhor livro juvenil da Fundação Nacional do Livro Infantil Juvenil (FNLIJ). Histórias à brasileira - A Moura Torta e outras (Companhia das Letrinhas, 2002) mereceu o Prêmio Figueiredo Pimentel de melhor livro reconto da FNLIJ. Para o público adulto, a autora escreveu, entre ouras obras, Alice e Ulisses (Nova Fronteira, 1983) e Para sempre (Record, 2001).

GÊNEROS ABORDADOS PELO Autor

  • FICÇÃO
  • LITERATURA INFANTIL
  • CRÍTICA LITERÁRIA