R$ 89,90
/ À vistaUma jornada fascinante pelas paisagens estranhas -- e às vezes maravilhosas -- da deficiência neurológica.
Uma menina acredita ter ficado cega subitamente por causa de seu primeiro beijo. Uma mulher com convulsões é assombrada, todo mês, pelos mesmos quatro acordes de uma única canção. Na neurologia, toda doença é inextricavelmente ligada à narrativa sobre ela, e as pistas para desvendar os mistérios da mente estão tanto nos detalhes da história do paciente quanto nos sinais de seu corpo.
Neste notável livro de estreia, Pria Anand revela -- por meio de estudos de casos clínicos, de referências da literatura, da mitologia e da poesia -- a complexidade e a maravilha dos cérebros. Numa análise sensível, ela demonstra que as histórias estão gravadas na estrutura do nosso cérebro, codificadas tão profundamente que o impulso de contá-las resiste até mesmo às lesões mais devastadoras.
Transitando do hospital onde atende, em Boston, para a sua infância na Índia, e da Amazônia peruana para Conacri, capital da Guiné, a autora entrelaça sua trajetória de transformação e a de seus pacientes e levanta questões filosóficas para expor o paradoxo fascinante no cerne da neurologia: que até os sintomas mais peculiares podem nos revelar algo universal sobre nós mesmos enquanto seres humanos. E, sobretudo, não nos deixa esquecer que a vida é preciosa e perigosamente imprevisível.
"A neurologista Pria Anand entrelaça com maestria memórias, história da medicina, neurociência e retratos de pessoas com doenças neurológicas para apresentar diferentes tipos de cérebros feridos. O ponto alto do livro está em suas nas reflexões sobre a arte da medicina clínica e seu olhar sobre a experiência do médico." Booklist
"Se você gosta dos livros de Oliver Sacks, vai se encantar com este." The Bookseller