Uma história sobre família, memória e tempo que acompanha uma menina, seu pai e as recordações de uma avó. Entre encontros semanais e reminiscências escritas, o livro revela como afetos permanecem, mesmo quando as lembranças começam a se desfazer.
Todo sábado, Claire e o pai visitam um lugar especial. Às vezes, ela prefere ficar em casa, afinal, ali não há brinquedos nem distrações. Mas, em um desses sábados, antes de saírem, Claire encontra uma carta escrita pela avó que revela lembranças de uma vida: o nascimento do filho, a infância dele, os momentos de alegria e de dor que moldaram sua relação.
A partir dessa carta, o livro constrói um retrato delicado de três gerações unidas pelo afeto e atravessadas pela passagem do tempo em uma narrativa que alterna o olhar da criança e o da avó, entrelaçando presente e passado, lembrança e esquecimento, até que o leitor compreende o que as separa -- e o que continua a uni-las.
Com texto breve e sensível e ilustrações poéticas, Antes que eu me esqueça aborda o envelhecimento e articula a memória não apenas como função cognitiva, mas como elemento constitutivo da identidade, convidando leitores de todas as idades a refletir sobre a importância de conhecer e preservar a história de cada um.
Indicado para leitores a partir de 6 anos.
"Um livro sensível, tocante e necessário."
-- Joanna Concejo (ilustradora)
"Um livro maravilhoso que aborda um tema tão importante. Escrito e ilustrado com grande sensibilidade."
-- Terry Fan (autor e ilustrador)