R$ 89,90
/ À vistaLeyla Perrone-Moisés analisa o mais antigo documento do primeiro contato francês com o Brasil: o relato oficial da viagem de Paulmier Gonneville. Os problemas enfrentados ao longo do trajeto, o encontro dos europeus com os carijós e as consequências de uma promessa nunca cumprida compõem este ensaio vencedor do Jabuti de 1993.
Em 1503, o comerciante francês Paulmier de Gonneville organiza uma expedição em busca das ricas mercadorias que circulavam em Lisboa. Após zarpar do porto de Honfleur, na Normandia, sua nau desce o Atlântico ao largo da África e perde a rota. Depois de enfrentar agruras, como doenças e mau tempo, a embarcação L'Espoir consegue aportar. O território, que hoje sabemos ser o litoral de Santa Catarina, era terra dos carijós, com quem os tripulantes convivem durante seis meses. Ao voltar para a França, Gonneville leva consigo Essomericq, o filho do cacique, prometendo que o jovem regressaria à sua terra no prazo de vinte luas.
Neste livro vencedor do Jabuti de 1993 na categoria Melhor Ensaio e Biografia, Leyla Perrone-Moisés analisa o relato oficial de uma das primeiras viagens francesas ao Brasil e os desdobramentos da promessa de Gonneville tanto para Essomericq quanto para os navegantes que buscaram refazer sua viagem anos depois.
"Uma reconstituição admirável de uma história fascinante." -- Claude Lévi-Strauss