Uma obra fascinante, que nos apresenta um Freud mais humano e vigoroso do que nunca
A partir de novos arquivos abertos pela Biblioteca do Congresso em Washington - e de uma erudição ímpar sobre a história da psicanálise, Elisabeth Roudinesco reconstitui a vida de Freud através das intensas relações que ele manteve com seus mestres e discípulos, familiares e amigos, além dos pacientes. E fornece novos insights sobre a vida do homem que modificou para sempre nossa visão da humanidade e da cultura: retifica crenças arraigadas, corrige erros históricos, ressalta precisões biográficas, propõe interpretações.
Freud surge ao longo das páginas como um verdadeiro turbilhão: construindo sua época e sendo construído por ela; amando e odiando intensamente; tocando a todos com sua palavra salutar e sua desconstrução das ilusões.
"O exame escrupuloso das fontes não é a única virtude... Roudinesco esclarece o homem em vez de julgá-lo, transformando-o numa criatura paradoxal, judeu sem Deus, homem das Luzes atraído pelas forças obscuras, liberando o sexo e praticando a abstinência, dividido entre um ideal de cientificidade e um fascínio pelos poderes da imaginação criadora." Le Monde
"Monumental volume, com ares de biografia definitiva. ... Roudinesco narra a vida de Freud como se fosse um palpitante romance." El País
"Sem desprezar nenhuma fonte, o que poderia ser uma 'estátua' de Freud ganha rosto humano."Libération
Páginas: 528
Formato: 16.00 X 23.00 cm
Peso: 0.788 kg
Acabamento: Livro brochura
Lançamento: 23/08/2016
ISBN: 9788537815717
Selo: Zahar
A depressão é a perda de uma ilusão
J.-D. Nasio
Em cinco lições, o renomado psiquiatra e psicanalista J.-D. Nasio se propõe a aprofundar, de forma brilhante e didática, a teoria e a clínica da depressão para ele, mais do que um distúrbio de humor, a depressão é antes de tudo uma patologia da desilusão.
Leia +
Deixe seu comentário
Você deve estar logado para comentar