"A adaptação de uma obra literária para HQ possui várias etapas além da edição de texto. A seleção dos fatos que entram em texto e dos que entram em imagem, a roteirização da história, o storyboard, a digitalização e colorização das imagens são algumas delas. Tudo é trabalhado antes do original ser entregue à produção, que é a parte da qual participo.

Nesta fase do processo, recebemos o livro todo ilustrado, estabelecemos um projeto gráfico e começamos a tratar as imagens, diagramar e checar padronizações, sem esquecer das revisões, da liberação iconográfica e da leitura técnica.

Nos encontros para falar sobre o andamento da produção do Barbas , muitas curiosidades foram se revelando. A Lili explicava como foi feita a seleção iconográfica e contava histórias divertidas sobre os bastidores da corte, sobre as fotos da época e sobre todo o processo de edição. Em uma dessas conversas, o Spacca nos mostrou seus estudos de personagens e cenário. Contou também que a reprodução dos monumentos estava em escala e posição reais — porque ele tinha ido pessoalmente tirar suas impressões —, e relatou como foi complexo reproduzir obras e documentos de época para inseri-los no roteiro.

A experiência foi desafiadora e é muito bom saber que, depois da reunião das peças desse quebra-cabeça, os leitores poderão conhecer essa história e a interação entre personagens, cenários políticos e classes sociais numa leitura dinâmica e tão particular que é o quadrinho."

Helen Nakao é supervisora de produção da Companhia das Letrinhas e Quadrinhos na Cia.