Cinco autoras para conhecer em 2024

22/03/2024

Em 2024, a Companhia das Letras celebra o Mês da Mulher destacando autoras de nosso catálogo e suas obras. São títulos que dialogam com a história de luta, conquistas e desafios das mulheres, além de celebrarem a diversidade.

Abaixo, você confere cinco autoras essenciais e suas obras para conhecer neste ano:

1. FABIANE GUIMARÃES

Nasceu no interior de Goiás, em 1991. Jornalista pela UnB, é autora da novela seriada Pequenas esposas, e de dois romances publicados pela Editora Alfaguara:

Apague a luz se for chorar

Duas narrativas se entrelaçam para compor um retrato do interior do Brasil e pensar até onde é possível esconder um segredo de família. Livro finalista do prêmio Candango.

Como se fosse um monstro

Em seu segundo romance, a autora explora os limites da maternidade, da escolha feminina e da expectativa social.

2. BORA CHUNG

Nasceu em 1976, em Seul. Leciona literatura e língua russa e estudos de ficção científica na Universidade Yonsei e traduz obras literárias modernas do russo e do polonês para o coreano. Coelho maldito é sua primeira obra publicada no Brasil.

Coelho maldito

Os contos presentes neste livro finalista do International Booker Prize transitam entre realismo mágico, folclore, horror, ficção científica e fantasia, partindo de elementos insólitos para narrar histórias assombrosas que tocam em temas profundamente reais. A coletânea é a primeira obra de Bora Chung, uma das mais notáveis escritoras sul-coreanas da atualidade, publicada fora da Coreia.

Tradução de Hyo Jeong Sung.

3. BERNARDINE EVARISTO

Capas de

Premiada escritora anglo-nigeriana, é professora de escrita criativa na Universidade de Brunel, em Londres, e vice-presidente da Royal Society of Literature. Pela Companhia, publicou três livros:             

Garota, mulher, outras

Em um ambiente opressor, as vozes de Garota, mulher, outras formam um coro e levantam reflexões poderosas sobre o machismo, o racismo e a estrutura da sociedade. Vencedor do Booker Prize em 2019.

Manifesto

Um relato franco e comovente sobre a própria trajetória e a importância da persistência.

Sr. Loverman

Um livro inventivo, sofisticado e bem-humorado sobre identidades paralelas, estigmas sociais e o medo de encarar a verdade. Aos 74 anos, Barry finalmente decide divorciar-se de Carmel para viver com seu verdadeiro grande amor -- mas isso significa colocar em risco tudo o que conquistou.

4. LUCIANY APARECIDA

Capa de

Nasceu em 1982 na Bahia. Doutora em Letras, é autora do livro de poemas Macala, da peça Joanna Mina e de novelas escritas com a assinatura Ruth Ducaso. Pela Alfaguara, publicou Mata Doce.

Mata Doce

No primeiro romance que assina com o próprio nome, Luciany Aparecida narra, com uma prosa lírica e de força singular, os trágicos acontecimentos que cercam um pequeno vilarejo rural no interior da Bahia. Mata Doce é um romance épico, delicado e poderoso, que entrelaça passado e presente em uma obra majestosa, e desde já um marco da literatura brasileira contemporânea.

5. SOCORRO ACIOLI

Capas de

Nasceu em Fortaleza, Ceará, em 1975. Jornalista e doutora em estudos de literatura, é professora e coordenadora da especialização em escrita da Universidade de Fortaleza (Unifor). É autora de mais de vinte livros, dentre eles:

A cabeça do santo

Desenvolvido na oficina de Gabriel García Márquez, o romance de Socorro Acioli conta a história de um jovem que descobre possuir o fantástico dom de ouvir as preces das mulheres para santo Antônio.

Oração para desaparecer

Primeiro romance de Socorro Acioli após A cabeça do santo, Oração para desaparecer conta a história de uma mulher que, sem lembrança nenhuma de seu passado, precisa reconstruir a vida em um lugar completamente desconhecido, apenas com a língua portuguesa como porto seguro.

A bailarina fantasma

Primeiro volume da série Anabela em Quatro Atos, em que cada livro se passa num grande teatro brasileiro diferente. Na história, Anabela terá que descobrir o mistério por trás da bailarina translúcida que vaga pelo Theatro José de Alencar, em Fortaleza.

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog