Cadastro | Login | Meus pedidos | Carrinho
Selos
Catálogo
Minha Companhia
Cadastre-se no site.
Quero receber o boletim
A ÉTICA PROTESTANTE E O ''ESPÍRITO'' DO CAPITALISMO
R$ 51,00 Comprar
 
Indique Comente
É necessário estar logado para utilizar este recurso. Acompanhe
A ética protestante e o "espírito" do capitalismo, ensaio clássico de Max Weber (1864-1920) sobre a ética puritana e a cultura capitalista moderna, foi publicado nos anos de 1904 e 1905, na revista alemã Archiv für Sozialwissenschaft. Uma segunda versão apareceria em 1920, ampliada e revista pelo próprio autor, que adicionou passagens ao ensaio, aprimorou conceitos e formulou outros - como os de desencantamento do mundo e ação racional -, fez ajustes terminológicos e incluiu numerosas notas de rodapé.
Esta edição reúne num só texto as duas versões do livro de Weber: o ensaio original de 1904 e os acréscimos de 1920. A identidade dos dois textos é preservada: as passagens da segunda versão são destacadas entre colchetes, permitindo uma nova leitura àqueles que já conhecem o estudo e uma leitura completa aos que têm o primeiro contato com ele. A nova tradução (feita do alemão), promove, assim, a retomada crítica da versão original ao aliá-la à versão definitiva, feita na plena maturidade intelectual e pessoal do autor.
O estudo analisa a gênese da cultura capitalista moderna e sua relação com a religiosidade puritana adotada por igrejas e seitas protestantes dos séculos XVI e XVII: a partir de observações estatísticas, Weber constatou que os protestantes de sua época eram, de um modo geral, mais bem-sucedidos nos negócios do que os católicos. Os últimos ajustes ao estudo foram feitos no ano da morte do autor, quando o texto passou a fazer parte dos Ensaios reunidos de sociologia da religião.

Antônio Flávio Pierucci, professor do departamento de sociologia da USP que há doze anos se dedica ao estudo da obra de Weber, é o autor da introdução ao volume, responsável pela edição e pelo acompanhamento técnico do texto traduzido. Elaborou também um glossário, uma tábua de correspondência vocabular, uma cronologia da vida e da obra de Weber e um farto índice remissivo.
Opinião do leitor
Nome
Cidade
E-mail
Opinião
Indicação (opcional)
 
Sugestões
FUNDAÇÕES DO PENSAMENTO POLÍTICO MODERNO, AS
TERCEIRA MULHER, A
RAÍZES DO BRASIL - EDIÇÃO COMEMORATIVA
Título original
DIE PROTESTANTISCHE ETHIK UND DER "GEIST" DES
Páginas
336
Formato
14.00 x 21.00 cm
Peso
0.42700 kg
Acabamento
Brochura
Lançamento
29/03/2004
ISBN
9788535904703
Selo
Companhia das Letras
Max Weber
Nasceu em 1864 na cidade de Erfurt, na Turíngia, que hoje faz parte da Alemanha. Formado em Direito, atuou como adv...
Leia +
Outros títulos do autor:
Essencial sociologia - Autor (2013)
Atendimento
Editora Schwarcz S.A.
Rua Bandeira Paulista, 702, cj. 32
04532-002 - São Paulo - SP
Telefone.: 11 3707-3500
Fax: 11 3707-3501
Clique aqui e confira a lista de distribuidores da Companhia das Letras no Brasil e no exterior.
Equipe
A equipe atual da Companhia das Letras conta com 177 funcionários.
Livros de qualidade, que convidam à leitura Livros para jovens de todas as idades Livros afinados com a sensibilidade infantil Grandes sucessos em edição econômica O melhor dos quadrinhos nacionais e estrangeiros Excelência em livros de apoio ao professor