Títulos / Alfaguara / NORWEGIAN WOOD
Alfaguara
NORWEGIAN WOOD
Haruki Murakami


#NORWEGIANWOOD
Apresentação
Publicado originalmente em 1987 e inédito no Brasil, Norwegian Wood foi o livro que alçou o japonês Haruki Murakami da condição de autor cult à de ícone cultural.
Com mais de quatro milhões de cópias vendidas no Japão, é um romance de formação com toques autobiográficos, ambientado na Tóquio do final da década de 1960, que narra a iniciação amorosa do jovem estudante de teatro Toru Watanabe. Comparado a O Apanhador no Campo de Centeio, de J.D. Salinger, por sua influência em toda uma geração de jovens leitores, o livro capta com maestria e lirismo a angústia e o desamparo da transição da adolescência à idade adulta.
Em 1968, Toru Watanabe acaba de chegar a Tóquio para estudar teatro na universidade, e mora em um alojamento estudantil só para homens. Solitário, dedica seu tempo a identificar e refletir sobre as peculiaridades dos colegas. Um dia, Toru reencontra um rosto de seu passado: Naoko, antiga namorada de seu grande amigo de adolescência Kizuki antes deste cometer suicídio. Marcados por essa tragédia em comum, os dois se aproximam e constroem uma relação delicada onde a fragilidade psicológica de Naoko se torna cada vez mais visível até culminar com sua internação em um sanatório.
Tem início então um período de grande dilema para o jovem Toru: uma encruzilhada entre o compasso de espera pela recuperação de Naoko e os encantos de uma outra vida, mais vibrante, personificada pela exuberante e liberada Midori mas também por sua relação com uma mulher mais velha, Reiko.
Ambientado em meio à turbulência política da virada dos anos 1960 para os anos 1970, Norwegian Wood, como a canção dos Beatles que lhe empresta o título, é uma balada de amor e nostalgia cuja rara beleza confirma Murakami como uma das vozes mais talentosas da ficção contemporânea.
Haruki Murakami nasceu em Kyoto em 1949 e vive atualmente em Tóquio, depois de vários anos de exílio voluntário nos Estados Unidos. Sucesso entre a crítica e o público americano e inglês, campeão de vendas no Japão, é autor de diversos outros romances, entre os quais Minha Querida Sputnik, também publicado pela Objetiva. O autor recebeu inúmeros prêmios literários e teve sua obra traduzida em 16 idiomas.
Ficha Técnica
Título original: NORUWEI NO MORI
Tradução: Jefferson José Teixeira
Capa: Christiano Menezes / Retina_78
Páginas: 360
Formato: 15.00 x 23.40 cm
Peso: 0.528 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 04/09/2008
ISBN: 9788560281527
Selo: Alfaguara
Autor
Faça seu cadastro na Companhia das Letras e personalize sua experiência


Grupo Companhia das Letras

Editora Schwarcz S.A.
Rua Bandeira Paulista, 702, cj. 32
04532-002 - São Paulo - SP
Telefone.: 11 3707-3500
Fax: 11 3707-3501
Todos os direitos reservados 2017