Livro acessível
0
Carrinho
Títulos / Companhia das Letras / MARIA ATRAVÉS DOS SÉCULOS
Companhia das Letras
MARIA ATRAVÉS DOS SÉCULOS
Seu papel na história da cultura
#MARIAATRAVESDOSSECULOS
Jaroslav Pelikan, historiador da teologia cristã, analisa a figura de Maria ao longo dos tempos. Constata que hoje a "Mãe de Deus" possui um status simbólico, religioso e místico que, superando a simples devoção piedosa, personifica o ideal feminino de virtude.
Apresentação
A despeito das brevíssimas passagens em que é mencionada na Bíblia, Maria adquire na atualidade um status simbólico, religioso e místico que vai muito além da devoção piedosa. Talvez nenhuma outra mulher na história da humanidade represente com tal força e para tantas pessoas o ideal feminino de virtude. Para católicos, protestantes, judeus e muçulmanos, para artistas, músicos e escritores e para mulheres e homens de toda parte ela tem mostrado inúmeras faces.
Para lançar luz sobre esse fenômeno, Jaroslav Pelikan analisa de que maneira podem as poucas menções à figura de Maria no texto bíblico ter gerado tanta literatura exegética e uma doutrina que parece ganhar força na proporção de sua longevidade. Para tanto, o autor trata dos inúmeros aspectos do dogma mariano: Maria como segunda Eva, como Mãe de Deus, como virgem-mãe, como Mater Dolorosa, como modelo de fé, como Madona Negra, como Mulier Fortis, como Filha de Sião, como Sempre Virgo. Da multiplicidade de imagens sobressai a figura do maior ícone religioso feminino de todos os tempos.
Ficha Técnica
Título original: MARY THROUGH THE CENTURIES: HER PLACE IN THE HISTO
Tradução: Vera Camargo Guarnieri
Capa: Ettore Bottini
Páginas: 368
Formato: 14.00 X 21.00 cm
Peso: 0.450 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 26/05/2000
ISBN: 9788571649972
Selo: Companhia das Letras
Autor

Assine a newsletter da Companhia