Foto da empresa

SOBRE O GRUPO COMPANHIA DAS LETRAS

Fundada em 1986 por Luiz Schwarcz e Lilia Moritz Schwarcz nos fundos da gráfica Cromocart, que pertencia ao avô de Luiz, a Companhia das Letras surgiu com foco original em literatura e ciências humanas. Um de seus primeiros títulos, Rumo à estação Finlândia, de Edmund Wilson, logo despontou como best-seller. Sempre atenta à qualidade do texto, das traduções, do projeto gráfico e do acabamento em todas as etapas do processo de edição, em seu primeiro ano de vida a editora já contava com 54 livros publicados.

Com o compromisso de publicar livros que contribuam para um país (e um mundo) melhor e mais justo, hoje o Grupo Companhia das Letras possui 21 selos dedicados aos mais variados segmentos. São mais de 8.500 títulos ativos em seu catálogo, e em média são lançados 400 títulos ao ano. Essa vasta gama de selos independentes permite à Companhia das Letras uma expressiva presença no mercado editorial brasileiro, além da capacidade de atender as necessidades de promoção e comunicação de cada nicho de maneira focada para manter um relacionamento próximo com seus autores e parceiros.

Ao longo dos anos, a editora selou importantes parcerias, entre elas a com os irmãos Moreira Salles, que se tornaram sócios em 1989. Em 2009, foi a vez de cruzar o Atlântico e se juntar à Penguin para lançar a coleção de clássicos universais e nacionais no mercado brasileiro. Em 2011, a Penguin adquiriu 45% das ações da Companhia das Letras. (Em 2013, a Penguin se fundiu com a Random House, criando a Penguin Random House, o maior grupo editorial do mundo).

Da junção da editora paulista Companhia das Letras com a carioca Objetiva, em 2015, nasceria o Grupo Companhia das Letras. Em 2019 foi a vez da tradicional editora Zahar, fundada no Rio de Janeiro em 1956 por uma das figuras mais simbólicas do mercado brasileiro, o editor Jorge Zahar, entrar para o grupo. Pioneira na publicação de livros dedicados às áreas de ciências humanas e sociais no Brasil, a Zahar chegou ao Grupo Companhia das Letras com títulos de enorme sucesso, além de um respeitável acervo de clássicos universais, de títulos com vocação para estudos universitários e de obras infantis.

Em 2020, a Brinque-Book também passa a fazer parte do grupo. Fundada em 1990 por Suzana Sanson, a Brinque-Book rapidamente conquistou o coração de crianças, adolescentes, pais e educadores de todo o país, tornando-se uma referência em literatura para crianças. Depois de 20 anos dedicados à publicação de livros ilustrados, com mais de 600 títulos lançados, em 2013 passou a atuar também no mercado juvenil, com o selo Escarlate.

A mais recente fusão do grupo se deu em 2022, com a entrada da JBC, uma das mais importantes editoras de mangás no mercado brasileiro, que tem como missão estreitar a distância entre o Brasil e o Japão e difundir a cultura japonesa entre os brasileiros. Fundada pelo empresário Masakazu Shoji, em 1992, no Japão, é vanguardista na área de comunicação, seja com suas publicações (Jornal Tudo Bem, revista Made in Japan, Hashitag e Mangás JBC), seja com o desenvolvimento de conteúdo digital para seus sites (Henshin, AkibaSpace,) e redes sociais.

  • 1986

    Outubro de 1986: Com foco original em literatura e humanidades, a Companhia das Letras é fundada por Luiz Schwarcz e Lilia Moritz Schwarcz;

  • 1987

    Outubro de 1987: Em seu primeiro aniversário, a editora já contava com 54 títulos publicados;

  • 1989

    Novembro de 1989: Importante parceria é firmada com os irmãos Moreira Salles;

  • 1992

    Outubro de 1992: Companhia das Letrinhas é fundada por Lilia Moritz Schwarcz;

  • 2010

    Julho de 2010: Em parceria com o Grupo Penguin, o selo Penguin-Companhia é lançado no Brasil;

  • 2011

    Dezembro de 2011: Grupo Penguin adquire 45% da Companhia das Letras;

  • 2013

    Julho de 2013: A fusão dos grupos editoriais Penguin e Random House se concretiza;

  • 2015

    Abril de 2015: Companhia das Letras adquire a Editoria Objetiva;

  • 2018

    Penguin Random House (PRH) passa a representar 70% da Companhia das Letras;

  • 2019

    Outubro de 2019: Editora Zahar passa a fazer parte do Grupo;

  • 2020

    Outubro de 2020: Brinque-Book entra para o Grupo;

  • 2022

    Março de 2022: JBC passa a integrar o Grupo.

TODOS OS NOSSOS SELOS