Livro acessível
0
Carrinho
Títulos / Companhia das Letras / O ALUFÁ RUFINO
Clique para ampliar
Companhia das Letras
O ALUFÁ RUFINO
Tráfico, escravidão e liberdade no Atlântico Negro (c. 1822-c. 1853)
#OALUFARUFINO
As aventuras de um ex-escravo africano envolvido no tráfico negreiro são reconstituídas numa narrativa histórica acessível e bem documentada. Mais do que uma biografia convencional, a trajetória de Rufino serve como guia para uma história social do tráfico e da escravidão no mundo atlântico em meados do século XIX.
Apresentação
Este livro, escrito a seis mãos por especialistas na história da escravidão no Brasil, reconstitui a movimentada biografia de Rufino José Maria e faz uma abrangente análise do contexto histórico do Brasil e da África no século XIX.
Nascido no antigo reino africano de Oyó, escravizado na adolescência por um grupo étnico rival, adquirido por traficantes brasileiros e levado para Salvador da Bahia, o protagonista destas fascinantes páginas da história do Brasil teve sua biografia dividida pelo oceano. A vida de Rufino foi plena de aventuras e desventuras. Após conseguir sua alforria, tornou-se cozinheiro assalariado de navios negreiros e, na maturidade, no Recife, alcançou o posto de alufá, guia espiritual da comunidade de negros muçulmanos.
Ficha Técnica
Título original: ALUFÁ RUFINO, O
Capa: Mariana Newlands
Páginas: 488
Formato: 14.00 X 21.00 cm
Peso: 0.590 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 12/11/2010
ISBN: 9788535917369
Selo: Companhia das Letras
Autor

Assine a newsletter da Companhia