Companhia das Letras
A BALEIA
#ABALEIA
As dimensões da experiência são enormes como as de uma baleia cujo ventre colhe a vastidão do mundo. A poesia de Roberto Marinho de Azevedo se faz de versos líricos e irônicos, recusa formas consagradas, manda bilhetes, corteja a fábula e a cantiga. Aproximando-se da fala cotidiana, a poética do autor privilegia o acaso e o imprevisto.
Apresentação
A matéria da poesia de Roberto Marinho de Azevedo é vasta. O humor e a ironia predominam, e os poemas podem então se apresentar em forma de bilhete, de paródia de uma fábula, de pensamentos inacabados. Mas podem também explorar os motivos clássicos da poesia: o amor e a perda, a passagem do tempo, a percepção da realidade.
A experiência e a memória têm as dimensões de uma baleia, mas o maior dos mamíferos está presente apenas no título. Os seres que habitam os poemas são de outro gênero: cupins roem o passado, um tamanduá passeia em Copacabana e, na selva, um tigre está à espera de "alguma coisa". As pombas são aves sem consistência - com elas não se faz poesia nem caldo. A solidão é uma cabra oportunista, que se aproveita do fim do amor.
A poesia do autor está fora e antes do que dizem os versos: mora no silêncio felino e no momento que antecipa o bote. Esta é uma poética que recusa formas perfeitas e não reconhece imagens consagradas. Manda bilhetes e corteja, sem cerimônia, a fábula, o romance e a cantiga. Encara a literatura com reserva, como quem mira o desconhecido ou aquilo em que já não confia.
O poeta foi ao "tenebroso país dos dinheiros" e voltou de mãos vazias, mas não transforma seu descrédito em desesperança ou enfado. À beleza de marfim da estatuária, prefere o instante da respiração: diz as coisas en passant, como se comentasse o aroma fugidio de um bom prato. As sutilezas nos convidam à mesa da poesia.
Ficha Técnica
Título original: A BALEIA
Capa: Victor Burton
Páginas: 120
Formato: 14.00 x 21.00 cm
Peso: 0.184 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 24/09/2002
ISBN: 9788535902785
Selo: Companhia das Letras
Autor
Faça seu cadastro no Grupo Companhia das Letras e personalize sua experiência


Grupo Companhia das Letras

Editora Schwarcz S.A.
Rua Bandeira Paulista, 702, cj. 32
04532-002 - São Paulo - SP
Telefone.: 11 3707-3500
Fax: 11 3707-3501
Todos os direitos reservados 2017