38 livros para o outono

20/03/2024

O Outono é uma estação do ano perfeita para leituras mais leves, sensíveis, melancólicas e bem-humoradas. Por isso, selecionamos alguns livros que combinam bem com a época e que são ótimas deixas para vários tipos de leitores. Confira!

1. A idiota, de Elif Batuman

Neste romance finalista do prêmio Pulitzer, acompanhamos o amadurecimento de uma jovem universitária nos anos 1990 que se descobre como escritora enquanto vive as agruras e as delícias do primeiro amor.

2. Poemas, de Wislawa Szymborska 

Poemas é a oportunidade que tem o leitor brasileiro de ler Szymborska, a "poeta filosófica", em português. A coletânea de 44 poemas é uma belíssima apresentação à obra dessa importante poeta polonesa contemporânea.

3. Outono, de Karl Ove Knausgård

Depois da monumental série Minha Luta, Karl Ove Knausgård presenteia o leitor com a sensível e encantadora Quadrilogia das Estações. Outono, primeiro volume da nova série, é uma coletânea da aguçada observação do autor sobre a vida que o cerca.

4. Uma rosa só, de Muriel Barbery

Em seu novo romance, a autora de A elegância do ouriço constrói uma narrativa emocionante sobre amor e autodescoberta, ambientada nas charmosas paisagens de Kyoto.

5. Budapeste, de Chico Buarque

Combinando densidade narrativa com um especial senso de humor, Budapeste confirma Chico Buarque como um dos grandes romancistas brasileiros da atualidade.

6. Ioga, de Emmanuel Carrère

Um autorretrato desconcertante, bem-humorado e honesto de um homem que luta para viver em harmonia com o mundo e consigo mesmo.

7. A corneta, de Leonora Carrington

Um clássico da literatura fantástica, um marco do surrealismo e um livro extraordinário.

8. Trilogia do adeus, de João Anzanello Carrascoza

Caderno de um ausente e suas aguardadas continuações: uma família representada na prosa poética de um dos principais autores brasileiros da atualidade.

9. Passeio ao farol, de Virginia Woolf

Considerado o mais autobiográfico dos romances da lendária escritora inglesa Virginia Woolf, Passeio ao farol é, como comentou a própria autora em seus diários, uma tentativa de exorcizar a figura da mãe e, em especial, a de seu pai, por quem nutria sentimentos ambivalentes que são analisados em minúcias nesta obra-prima do alto modernismo europeu.

10. Oliver Twist, de Charles Dickens

Clássico que marcou gerações de leitores e que foi adaptado diversas vezes ao cinema e ao teatro, Oliver Twist ganha uma nova tradução feita a partir do estabelecimento de texto que reproduz a serialização folhetinesca na qual o romance foi originalmente publicado.

11. Meditações, Marco Aurélio

Clássico escrito por Marco Aurélio, traz reflexões que servem como exercícios espirituais em tempos turbulentos, conselhos a si mesmo que o imperador buscou registrar e cujas ideias ecoam até hoje.

12. A árvore-mãe, de Suzanne Simard

Este não é um livro sobre como podemos salvar as árvores. É um livro sobre como as árvores podem nos salvar. Da aclamada ecologista e pesquisadora Suzanne Simard – que revolucionou a nova ciência das florestas ao provar que as árvores fazem parte de uma rede de interdependência, ligadas por um sistema de canais subterrâneos através dos quais trocam nutrientes e se relacionam –, esta é a história de sua descoberta e da busca por uma compreensão mais completa do que ela chamou de sabedoria florestal.

13. O último abraço da matriarca, de Frans de Waal

Desafiando a ruptura humano-animal e propondo a discussão de grandes questões éticas e filosóficas da atualidade, o grande primatólogo Frans de Waal (1948-2024) nos leva a uma jornada irresistível pela riqueza emocional dos animais. Neste livro comovente e original, ele nos mostra que estamos muito mais conectados a nossos companheiros planetários do que jamais ousamos imaginar.

14. Manifesto antimaternalista, de Vera Iaconelli

Neste livro, a psicanalista Vera Iaconelli busca desvendar as contradições do maternalismo – termo ricamente trabalhado na Psicanálise ao longo do tempo, marcado por Winnicot. Frente às teorias psicanalíticas e aos marcadores sociais de raça, classe e gênero, Iaconelli coloca em xeque o modelo de reprodução social que busca manter mulheres em posição subaltena, e reivindica que o cuidado com as próximas gerações é responsabilidade coletiva.

15. Os condenados da terra, de Frantz Fanon

Os condenados da terra é o ponto culminante de uma obra radical e incontornável abreviada pela morte precoce do psiquiatra martinicano Frantz Fanon, um dos pensadores mais revolucionários do século XX. Ao analisar a situação colonial, Fanon tensiona política, sociedade e indivíduo, demonstrando de forma clara as estratégias e efeitos do poder dominante – o resultado da opressão é raiva, dor e loucura. Com isso, o autor desmonta a lógica colonial europeia – branca, brutal e racista –, e propõe uma "descolonização do ser", afirmando: "É preciso mudar completamente, desenvolver um pensamento novo, tentar criar um homem novo." Só assim é possível criar um mundo realmente humano, onde a massa deserdada de homens e mulheres dos países colonizados e pobres – os condenados da terra – sejam os inventores de sua própria vida.

16. Daqui a cinco anos, de Rebecca Serle

Uma história de amor – mas não como você imagina.

17. Procurando Jane, Heather Marshall

Uma poderosa história inspirada em fatos reais sobre mulheres que enfrentam riscos, ameaças e perdas para ajudar umas às outras quando sabem que ninguém mais o fará.

18. Para ressignificar um grande amor, de Akapoeta

João Doederlein (Akapoeta) nos conduz por seu processo de cura e autoconhecimento, resgatando uma lição importante para todos nós: a vida não é feita de certezas, e recriar faz parte do ciclo.

19. O morro dos ventos uivantes, de Emily Brontë

Caro leitor, você está prestes a adentrar o inferno. Mas não hesite: a viagem valerá cada segundo. Essa é uma história de amor e obsessão. E de purgação, crueza, devastação. No centro dos acontecimentos estão a voluntariosa e irascível Catherine Earnshaw e seu irmão adotivo Heathcliff. Rude nos modos e afetos, humilhado e rejeitado, ele aprende a odiar; mas com Catherine desenvolve uma relação de simbiose, paixão e também perversidade.

20. Heartstopper vol. 1, de Alice Oseman

O primeiro volume da adorada série em quadrinhos finalmente chega ao Brasil. A HQ que inspirou a série original da Netflix!

21. De novo, outra vez, de E. Lockhart

E se houvesse infinitos universos – e infinitas maneiras de se apaixonar?

22. Esquisitona, de Sarah Andersen

No quarto volume da sua coletânea de tirinhas, Sarah Andersen explora – com muito humor e fofura – as esquisitices do início da vida adulta.

23. O problema dos três corpos, de Cixin Liu

Até onde você iria para entrar em contato com seres extraterrestres?

24. Holly, de Stephen King

Holly Gibney surgiu tímida e reclusa em Mr. Mercedes e se tornou uma detetive particular talentosa. Neste romance inédito de Stephen King, ela retorna para enfrentar dois adversários perversos

25. A sombra do vento, de Carlos Ruiz Zafón

O primeiro livro da série O Cemitério dos Livros Esquecidos.

26. O Grande Panda e o Pequeno Dragão, de James Norbury

Com bom humor e mais de 120 ilustrações, este é o presente ideal para quem busca ânimo, calma e conforto.

27. A jornada, de James Norbury

Na sequência de O Grande Panda e o Pequeno Dragão, a dupla de amigos parte em uma jornada rumo a terras novas e distantes.

28. As novas regras do vinho, de Jon Bonné

Descubra combinações de vinho para seus pratos preferidos: de moqueca a coxinha.

29. Pão quente, de Jessamyn Waldman Rodriguez

Receitas do mundo todo para fazer pães caseiros e acompanhamentos.

30. O pato, a morte e a tulipa, de Wolf Erlbruch

Do premiado autor e ilustrador alemão Wolf Erlbruch, uma história sobre perda e luto que se tornou um dos grandes clássicos da literatura infantil mundial.

31. Lá fora, logo ali, de Maurice Sendak

Até então inédita no Brasil, esta é uma aventura repleta de simbolismos e reflexões, conhecida por ser a criação favorita do autor de Onde vivem os monstros.

32. Minha avó ia ao cinema, de Paula Marconi de Lima

Acompanhe a colorida, poética e encantadora jornada de uma garota que ama cinema, literatura e o poder mágico que as histórias têm.

33. Laila e Jasmim, de Guilherme Semionato

Em meio a surpresas e transformações, você vai acompanhar a jornada de duas garotas que estão descobrindo o que é crescer e como a amizade é capaz de tornar qualquer cenário mais acolhedor.

34. Guilherme Augusto Araújo Fernandes, de Mem Fox

Este título é o nome do personagem, que era vizinho de um asilo de idosos

35. A velhinha que dava nomes às coisas, de Cynthia Rylant

 Era uma vez uma velhinha que já não tinha nenhum amigo, pois todos eles haviam morrido.

36. Pequenino na cidade, de Sydney Smith

Em seu primeiro livro como autor e ilustrador, o premiado artista Sydney Smith convida o leitor a mergulhar na vastidão e na inquietude de uma metrópole através dos olhos de uma criança.

37. Quando você sai, de Gastón Hauviller

Uma história repleta de humor e imaginação que celebra o poder do amor e da conexão familiar, enquanto explora as complexas emoções envolvidas nessa relação.

38. Talvez você consiga, de Imogen Foxell e Anna Cunha

Uma menina decide plantar uma semente no leito de um rio morto há muito tempo. O que ela ainda não sabe é que, a partir desse pequeno gesto, todo um ecossistema vibrante crescerá.

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog