Em casa com as crianças, ainda sem aulas, ainda sem poder ver os avós, ainda no esquema "hell office"? Acabou o estoque de ideias para entreter os pequenos e não deixá-los tão expostos às telas?
Que tal incentivar as crianças a inventarem um livro? Imagem: O incrível livro do Gildo, de Silvana Rando
Crianças irritadas por aí, querendo expressar os sentimentos tão contraditórios e fortes desse momento de isolamento social?
Então nós e o Gildo temos um convite muito especial:
Um livro de memórias ou "inventórias"
Que tal se as crianças por aí escreverem um livro? Sim, sim, um livro!
Pode ser um livro de memórias ou mesmo de "inventórias": as crianças inventam muito com suas experiências, sentimentos, sensações.
Inspirados por
O incrível livro do Gildo, trouxemos aqui um passo a passo de como criar uma boa história por aí:
Os passos para uma história
1) Caderno resolve
Quando Silvana Rando escreveu essa história linda do Gildo fazendo seu próprio livro, ela pensou em inspirar famílias e crianças a criarem as suas.
Por isso, Gildo escreve seu livro em um caderno, que é um material comum, à disposição.
Nossa dica então é: escolha um caderno -- todo vazio ou recupere um antigo -- que as crianças já tenham! Ou use folhas soltas, que possam ser coladas com fica crepe depois de a história finalizada.
///
2) Lápis, canetinha, guache
Para desenhar ou escrever, o raciocínio é o mesmo: usar materiais à mão.
Pode ser lápis, lápis de cor, tinta guache, canetinha... Com que material seus filhos já estão acostumados? O que você já tem em casa? É com esse que vai!
///
3) Verbalizando
As crianças podem contar a história oralmente primeiro, organizando as ideias. Tudo bem se a história parecer desconexa, se muitos elementos diferentes aparecerem, se tiver um monte de personagens...
É a expressão e o inventar que estamos procurando! ;-)
///
4) Mãos à obra literária
Pronto! Ajude as crianças a escolher um local e deixe pequenos trabalharem. Incentive-os a desenhar o que contaram e, se quiserem, escrever também.
Deixe os materiais à mão, para que eles usem o que quiserem. Esteja por perto, mas evite interferir...
///
5) Lendo juntos!
Leia com eles, leia para eles, valorize a produção!
Converse sobre os desenhos, fale das cores, elogie o que realmente tiver chamado sua atenção.
E ouça o que as crianças dizem quando releem com você ;-)
///
E
você? Depois volte para contar como foi sua experiência.