É professora de história da USP, autora de Desclassificados do ouro, Inferno atlântico e O diabo e a Terra de Santa Cruz, co-autora de 1680-1720 (coleção Virando Séculos) e organizadora de Cotidiano e vida privada na América portuguesa (coleção História da Vida Privada no Brasil), os quatro últimos pela Companhia das Letras.
AVISE-ME SOBRE NOVOS LIVROS DESTE AUTOR
Primeiro estudo realizado no Brasil sobre a feitiçaria nos tempos coloniais, baseado em crônicas da época, devassas eclesiásticas e processos da Inquisição.
Leia +
Uma história das relações entre a Europa e a América, centrada nas transformações sofridas pelos dois povos no plano religioso e, mais especificamente, na representação do demônio no Novo Continente.
Leia +
Estudando a passagem do século XVII para o XVIII, as autoras mostram como a descoberta do ouro e o perigo de invasões estrangeiras, entre outros fatores, contribuíram para mudar a política imperial portuguesa e secularizar a noção de "império", antes permeada de um ideal messiânico.
Leia +
Em um diálogo crítico com a historiografia mais recente, Laura de Mello e Souza repensa o papel da centralização monárquica na administração da América portuguesa. A autora defende a idéia de que a unidade brasileira foi vista primeiro por Portugal, antes mesmo que os próprios habitantes da terra cogitassem essa possibilidade.
Leia +
Marcada por ambivalência e controvérsia, a vida de Cláudio Manuel da Costa é revisitada pela historiadora Laura de Mello e Souza, que pesquisou inventários, escrituras e processos judiciais para reconstituir os passos do poeta no Brasil e na Europa.
Leia +